Publicidade
Esportes
Craque

Tarumã reverte vantagem, vence o Manaus FC e é campeão amazonense no juvenil

A equipe do Gavião do Norte podia até empatar o jogo pra assegurar o campeonato, mas sucumbiu frente aos garotos do time rubro negro. O Lobo no Norte venceu por 2 a 0 e abocanhou mais um trofeu nas divisões de base do clube 13/12/2014 às 21:09
Show 1
Garotos do Tarumã bateram o time do Manaus FC e levaram a taça do Amazonense juvenil de 2014.
Denir Simplício Manaus (AM)

Um celeiro de craques? Não, uma verdadeira alcateia. O coletivo de lobos, pode ser usado perfeitamente para designar o Esporte Clube Tarumã, campeão amazonense de futebol juvenil de 2014. Conhecido como o Lobo do Norte, a equipe rubro negra venceu o Manaus FC por 2 a 0, na tarde deste sábado (13), no estádio Ismael Benigno, a Colina, na Zona Oeste da capital, e levou mais um trofeu para a sua “toca” que não cansa de colecionar títulos.

O time comandado por Darlan Barroso venceu a Taça Estado do Amazonas, correspondnte ao primeiro turno da competição, e se deu ao luxo de perder a metade dos jogos da fase seguinte do torneio. Com a vaga assegurada na grande final, coube ao Verdão da Capital (apelido do Manaus FC), que venceu a Taça Cidade de Manaus (equivalente ao segundo turno), tentar desbancar os “lobinhos” do Tarumã na finalíssima.

Como teve a melhor campanha durante todo o torneio, o Manaus FC foi pro duelo final com a vantagem de jogar pelo empate. No entanto, os juvenis do Gavião do Norte não souberam segurar o placar a seu favor e acabaram derrotados com dois gols na etapa final da partida.


O jogo

Como só a vitória interessava ao time rubro negro, os juvenis do Tarumã partiram pra cima do Manaus FC logo de cara. Com boas arrancadas, mas com a mira descalibrada, o atacante Jefferson Negueba, era o jogador que mais assustava a defesa do time treinado pelo ex-zagueiro Paulão. Em falar em zagueiro, o defensor Bruno, do Gavião, foi o que mais sofreu com os berros do técnico.

Aos 20 minutos, o arisco camisa 11 do Tarumã passou como quis pelo defensor do Manaus FC e chutou pra fora. Um minuto depois foi a vez de Christian perder uma ótima de chance de marcar. A resposta do Gavião do Norte veio aos 27 minutos, com o jogador Lucas, o atacante também chamado de Podolski pelos colegas de equipe, em alusão ao craque alemão, meteu a bola na trave do goleiro Yhan Leno que levou um susto. Depois das chances perdidas o jogo ficou morno e primeiro tempo terminou dando o título ao time de Paulão.

O ataque do Lobo

Necessitando da vitória  para levantar mais uma taça, Darlan Barroso voltou para o segundo tempo com o mesmo time. Mas parace que o comandante dos Lobos do Norte deu uma injeção de ânimo em seus atletas e logo aos 10 minutos, Leandro aos trancos e barrancos conseguiu estufar a rede do Manaus FC depois de a bola para em cima da linha do gol defendido pelo goleiro Júnior: 1 a 0 para o Tarumã.

Paulão continuava tendo problemas defensivos com sua equipe, principalmente pelo lado do defensor Bruno, que parecia estar num péssimo dia. A tarde deste sábado vai demorar pra sair da lembrança do camisa 4 do Gavião: aos 17 minutos, após cobrança de falta pela esquerda do ataque do Tarumã, a bola desviou no zagueiro e foi parar dentro do gol do Manaus FC. Resultado, 2 a 0 pro Lobo do Norte e a taça cada vez mais perto.


Depois do segundo gol tomado, o técnico Paulão fez mudanças no atacado para tentar, ao menos o empate, e , consequentemente, o título. Aos 20 minutos, o meia-atacante Alex fuzilou de longe para bela defesa do arqueiro Yhan Leno. O time do Manaus FC se lançou todo pro ataque, até o goleiro Júnior subia para tentar o cabeceio nos lances de escanteio, deixando a sua meta a mercê da mira dos jogadores do Tarumã.

Numa das desordenadas investidas do Gavião, o atacante Jefferson fez um verdadeiro escarcel na defesa do Verdão da Capital e no momento de finalizar, acabou mais uma vez errando o alvo.  Matheus e Leandro também tiveram suas chances de “matar” o jogo para o time rubro negro, mas ficou nisso, final de jogo: Tarumã 2 a 0 pra cima do Manaus FC.

Depois do apito final, os juvenis do Lobo do Norte invadiram o gramado da Colina e “uivaram” como nunca, com medalhas no peito e trofeu nas mãos. Darlan Barroso, confessou que o time não se empenhou na segunda fase, e em uma semana conseguiu mudar o foco de sua equipe visando o título. “Quem viu o jogo, viu uma equipe bem postada dentro de campo, valorizando a posse de bola. O placar poderia ser até mais dilatado, mas o time se postou bem”, disse.


“O time abriu mão do segundo turno e em uma semana focou na final do campeonato e conseguiu consquistar o título, e convencendo, fazendo uma grande partida”, completou. Dia 2 de janeiro o Lobo do Norte viaja para São Paulo para a disputa da Taça São Paulo de Futebol Júnior, onde está no Grupo Z, da competição ao lado de Juventus, Figueirense e Santo André.

Ficha técnica:

Tarumã 2 x 0 Manaus FC

Local: estádio Ismael Benigno, Colina, às 15h45

Tarumã: Yhan Leno, Rafael, Kennedy, Eliasafé e Ricardo Lima; Geovanne, Christian, Renan Santos e Leandro (Rivaldo); Matheus e Jefferson. Técnico: Darlan Barroso.

Manaus FC: Júnior, Zé, Marcelo, Bruno (Douglas) e Marlon; Daniel (Japinha), Kleyton (Frank), Gustavo (Lucas e Derilson) e Purá; Alex e Andrew. Técnico: Paulão.

Gols: Leandro aos 10, e Bruno (contra) aos 17 minutos do segundo tempo.



Publicidade
Publicidade