Sábado, 20 de Julho de 2019
NOME DE PESO

Fernando Possenti ministrará clínica técnica de Águas Abertas em Manaus

O treinador da seleção brasileira de maratonas aquáticas vai passar sua experiência para os nadadores e técnicos amazonenses em setembro



Fernando_Possenti_2.jpg Fernando Possenti possui mais de 20 anos de experiência com atletas de alto-rendimento na maratona aquática. (Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA)
31/07/2018 às 21:09

Manaus vai receber no próximo dia 1º de setembro o técnico de águas abertas Fernando Possenti, treinador da atleta campeã mundial, Ana Marcela Cunha. Ele virá para ministrar a clínica de natação - Águas Abertas, que será voltada a nadadores e triatletas. A clínica vai acontecer na Aquática Amazonas, na Zona Sul, com a parte teórica, das 8h às 12h  e a parte prática das 15h às 17h. O objetivo da clínica é trazer as novidades dos métodos de treinamento e das competições da modalidade aos interessados.
 
Possenti ministrou uma clínica em Manaus, em 2017, e agora promete voltar com novidades. “A clínica vai seguir a linha da anterior, as pessoas gostaram, consegui manter contato com elas, mas, lógico, vou atualizar dados sobre o que mudou nas provas de maratonas, o que a gente incrementou nos treinamentos. Ela vai seguir a mesma linha no sentido de ser uma parte teórica, mas voltada para os treinadores até e uma parte prática no período da tarde, mais voltada para os nadadores e triatletas que utilizam as águas abertas”, destaca.

Renomado

A  clínica acontece numa data bem sugestiva: quando comemora-se o dia do Profissional de Educação Física e Fernando representa muito bem a classe dos treinadores de atletas profissionais, visto que ele é o treinador oficial de águas abertas do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), e já conquistou três vezes o prêmio de melhor treinador, oferecido pela Federação Internacional de natação (Fina).

Para Pierre Gadelha, responsável por trazer Fernando Possenti para a clínica em Manaus, a vinda do técnico é essencial para que a natação de águas abertas suba cada vez mais de nível.

“Estamos trazendo o Possenti aqui justamente com a ideia de que a gente profissionalize os técnicos do nosso Estado, mostre as dicas para os atletas, porque vai ser uma clínica voltada para todo o público, tanto o atleta como o treinador. Já é a segunda vez que ele vem, e é uma clínica bem didática, não é só focada na parte técnica de quem estudou educação física. Ele tem uma didática muito fácil e as pessoas assimilam tranquilamente o que ele transmite”, explica Pierre.

Mais águas abertas

Para Pierre, a natação em águas abertas tem crescido no Amazonas. “Graças ao interesse das pessoas e às assessorias esportivas que trabalham na Ponta Negra, e nós mesmos da Aquática Amazonas, o público para as maratonas aumentou bastante”.

Já Possenti disse que os esforços de Pierre têm feito muito pelas águas abertas, mas acha que a modalidade poderia ser mais desenvolvida. “O treinador quer formar atletas de piscina, acha que a maratona vai estragar a técnica do nadador, e isso é bobagem porque os nadadores adaptam a técnica à maratona, e adoram novidades”.

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.