Domingo, 23 de Fevereiro de 2020
Do Pará para o Peladão Brahma

Time do Peladão Brahma reúne paraenses que moram em Manaus

Eles saíram do Pará, mas o Pará jamais saíra deles. Conheça a história de um time que mostra, acima de tudo, o orgulho pela sua terra



zCR0221-01F.JPG Reunindo paraenses de vários municípios, eles levam as cores da bandeira do estado natal com orgulho (Foto: Antônio Lima)
21/10/2016 às 05:00

Há 12 anos, Hilton Clézio Ribeiro saiu do município paraense de Oriximinã e veio para Manaus. O principal objetivo era construir uma família e um futuro na capital amazonense e além disso, ele conseguiu trazer um pedacinho do Pará para o Peladão Brahma com o time Clube de Amigos Los Paraenses. A equipe formada por amigos que vieram de várias cidades do Pará, participam do Campeonato pela quinta vez, mas esta é a primeira com o nome de Los Paraenses.

Hilton relembra que desde que morava no Pará era envolvido com esporte e, ao desembarcar em Manaus, montou o time.



Na época que eu ainda morava em Oriximinã tinha um governante que dava prioridade ao esporte lazer e depois que isso foi acabando. Por isso eu e o meu sobrinho resolvemos fazer o time lembra para lembrar um pouco o tempo bom que a gente viveu e a gente tenta suprir essa falta por isso”, disse.

E o amor pelo Pará não se limita à filosofia do time, na camisa, a bandeira e as cores do Pará são homenageadas.

Torcida
Segundo o IBGE, Manaus possui 125.936 mil de imigrantes paraenses, e a grande quantidade e influência dos paraenses é sentida na torcida. Por representar as cores do estado vizinho, o time chamado atenção da torcida que passa a acompanhar os jogos dos Los Paraenses.

“Quando a gente vai jogar a gente se reúne na Praça 14 e mora longe e tem algumas pessoas que o pessoal do time conhece e gosta da gente. A gente tem uma torcida que nos ajuda e nos apoia e a maioria são de paraenses que também moram em Manaus. O nome do nosso time tem chamado muita atenção e as pessoas se juntam para apoiar”, contou.

Mistura
O objetivo era reunir amigos paraenses, mas também tem amazonense no meio. Apesar de se chamar Los Paraenses, o time do bairro Praça 14 não é formado só por nascidos na “terrinha”.. Dos 22 inscritos, 18 vêm dos mais variados municípios: Oriximinã, Alenquer e Altamira, por exemplo. Os quatro restantes nasceram no Amazonas, mas possuem parentesco com algum paraense. O time conta ainda com um piauiense.

No Peladão, a miscigenação da equipe tem dado certo. A equipe tem duas vitórias (uma por WO) e uma derrota. Eles voltam à campo, às 11h de domingo (23) na partida contra os Amigos do Reinando, no Japiim, Zona Sul de Manaus.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.