Publicidade
Esportes
Estatísticas peladão

Times da Zona Sul de Manaus são supremos no Peladão

Zona Sul é campeã em títulos e em inscrições, Zona Leste nunca venceu e Cidade Nova participa mais 06/09/2013 às 11:28
Show 1
Zona Sul é a que mais conquistou títulos no campeonato
Jornal A Crítica ---

Um olhar mais atento na distribuição geográfica dos times que participam da edição do Peladão 2013 nos ajuda a entender o porquê da supremacia dos times da Zona Sul de Manaus nesses 40 anos da competição.

No ano em que o torneio completa quatro décadas de história, 506 times se inscreveram na briga pelo título de melhor time de pelada do Amazonas. Desse total, 26,8%, mais precisamente 136 equipes, estão localizados em bairros da Zona Sul da capital amazonense.

Nesses 40 anos, a taça de campeão do Peladão foi conquistada apenas duas vezes por times do interior do Estado (Furacão, em 1985, e Entram, em 1993 - ambos de Manacapuru). Nas outras 38 edições, o título de melhor equipe de pelada ficou em Manaus, e desse total, o grito de é campeão foi ouvido 22 vezes ao Sul da capital do Amazonas.

E a Zona Sul não abriga somente o maior número de títulos. É de lá também o time mais vitorioso da história do Peladão. A máquina de levantar troféus do maior campeonato de pelada do mundo atende pelo nome de Arsenal. A equipe tem como casa o bairro Colônia Oliveira Machado, e já foi campeã seis vezes. E em cinco edições bateu na trave, ficando com o vice-campeonato. Uma delas foi em 2012.

Para Rogério Moraes, 30 anos, jogador do Arsenal e filho de um dos fundadores do time, Luiz Gonzaga, 54 anos, a história da Zona Sul no Peladão já faz dela o berço dos boleiros de Manaus. “Os melhores times são daqui”, diz Rogério.

Segundo Rogério, em 2013, além da quantidade, a qualidade das equipes da Zona Sul faz daquela área geográfica a favorita a guardar o título dessa edição do Peladão. “Tem o Panair que sempre forma bons times. Tem agora o 13 de Maio que forma boas equipes, e o Manaus Moderna, que é um dos favoritos esse ano”, afirma o Peladeiro.

Sobre o elenco do Arsenal para 2013, Rogério garante que o time vai caminhar por fora, como “azarão”. No quadrangular de abertura do Peladão, o time mostrou que além da sorte, tem qualidade, e levou o troféu, depois de bater Panair e Manaus Moderna.

Se a Zona Sul de Manaus é a que mais tem time no Peladão, o bairro Cidade Nova, na Zona Norte, é o que mais tem equipes inscritas na competição. Dos 109 clubes que se inscreveram, 39 são daquele bairro.

Até hoje, a Cidade Nova foi o único bairro fora do eixo formado por bairros entre o sul e o oeste de Manaus a vencer uma edição do Peladão. Foi em 1999, com o título do Amigos do Maradona, do bairro Francisca Mendes. Naquele ano, a equipe venceu na final justamente o Arsenal, impedindo o que seria o 7º campeonato do clube da Colônia Oliveira Machado.

Para sair da fila em busca do primeiro título, a Zona Leste de Manaus, a segunda mais populosa da capital, inscreveu 106 times em 2013, apenas três a menos que a Zona Norte.

Publicidade
Publicidade