Publicidade
Esportes
Convocação

Tite convoca Seleção Brasileira e revela momento marcante de jogo em Manaus

Técnico da Seleção Brasileira convoca jogadores para amistosos contra a Austrália e Argentina, e responde a pergunta de A CRÍTICA, em coletiva transmitida por rede social 19/05/2017 às 15:19 - Atualizado em 19/05/2017 às 19:23
Show titewed
Técnico não convocou Neymar e Dani Alves (Foto: Assessoria de Imprensa da CBF)
Leanderson Lima Manaus, AM

O técnico da Seleção Brasileira, Tite, divulgou nesta sexta-feira (19) a lista de jogadores convocados para os amistosos contra a Argentina e Austrália, que serão realizados entre os dias 9 e 13 de junho, em Melbourne, na Austrália.

O maior astro da seleção na atualidade, o craque Neymar foi poupado por conta da maratona de jogos. O lateral direito Daniel Alves também ficou de fora da lista por conta das finais da Liga dos Campeões da Europa.

As novidades de Tite ficam por conta da convocação de Rodriguinho, do Corinthians, destaque pela atuação no Campeonato Paulista; e David Luiz, zagueiro do “7 a 1” na Copa do Mundo de 2014, que vem em grande fase com a conquista do título da Premier League, com Chelsea. 

Após a entrevista coletiva para veículos de comunicação presentes à sede da CBF, no Rio de Janeiro, o treinador participou de uma segunda coletiva de imprensa, em formato inovador inaugurado pela CBF, com a participação de veículos de outras regiões do Brasil, via live, na rede social Facebook.

Na ocasião, Tite respondeu ao jornal A CRÍTICA pergunta sobre as lembranças de seu primeiro jogo à frente da Seleção Brasileira em solo nacional, que foi disputado na Arena da Amazônia, no dia 6 de setembro de 2016.

Na ocasião, o Brasil venceu a Colômbia por 2 a 1.

“A memória que eu trago do jogo em Manaus é uma coisa que eu bato muito pros atletas e tenho para comigo, talvez como maior experiência dentro do futebol: desempenho vem antes de resultado. Tem que jogar bem. Tem que ser melhor do que o adversário. Tem que ser mais criativo, tem que ter melhor qualidade técnica, tem que ser mentalmente melhor, para que tu possa traduzir isso em placar. Às vezes o futebol não traduz isso em placar, e aí vou te dizer porque com este jogo. Neste jogo contra Colômbia, nós fizemos um grande primeiro tempo e o resultado do primeiro tempo poderia ser no mínimo 2 a 0. No mínimo! E acaba o resultado 1 a 1, e eu chego no intervalo e os atletas estão sentados e olham para mim como se dissessem: ‘Professor, nós estamos jogando pra caramba e tá 1 a 1? E aí? Qual é? Me dá o norte agora! Qual é que é a história? Que desempenho é esse que faz o jogo estar empatado na única bola em que a Colômbia teve oportunidade de finalizar? E eu também com esse sentimento de indignação”, revela o técnico da Seleção Brasileira.

O segredo
Para o treinador, o segredo foi manter o nível de atuação da equipe. “Talvez a experiência tenha me mostrado: mantém o nível de concentração, mantém o desempenho alto, que esse transformar desempenho em resultado vai acabar acontecendo... Acabou acontecendo aos 73 minutos (o gol). E se tu olhar a comemoração, tá eu, doutor Rodrigo, o Silvinho... Naquele momento, a gente fica agarrado. Eles (os jogadores) todos comemorando e a gente fica uns 30 segundos agarrados, fechados, porque era muito importante aquele jogo, até para uma retomada de confiança, de uma sequência de recuperação”, revela Tite.

Confira a lista completa dos convocados

Goleiros:
Diego Alves (Valencia)
Weverton (Atlético-PR)
Ederson (Benfica)

Laterais:
Alex Sandro (Juventus)
Fagner (Corinthians)
Filipe Luís (Atlético de Madrid)
Rafinha (Bayern de Munique)

Zagueiros:
David Luiz (Chelsea)
Gil (Shandong Luneng)
Jemerson (Monaco)
Rodrigo Caio (São Paulo)
Thiago Silva (PSG)

Meias:
Fernandinho (Manchester City)
Giuliano (Zenit)
Lucas Lima (Santos)
Paulinho (Guangzhou Evergrande)
Philippe Coutinho (Liverpool)
Renato Augusto (Beijing Guoan)
Rodriguinho (Corinthians)
Willian (Chelsea)

Atacantes:
Diego Souza (Sport)
Douglas Costa (Bayern de Munique)
Gabriel Jesus (Manchester City)
Taison (Shakhtar Donetsk)
 

Publicidade
Publicidade