Domingo, 26 de Maio de 2019
Craque

Tô de férias! Saiba o que Bianca Maia Mendonça faz nos dias ‘livres’ em Manaus

A amazonense, atleta da Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica, que mora e treina em Aracaju (SE), conversou com a nossa equipe e revelou o que costuma fazer  ao lado da família e dos amigos durante as férias



1.jpg
Os cuidados ajudam a ginasta a manter a forma
12/01/2013 às 23:37

Treinos intensos, dieta balanceada e pouco tempo para diversão. É o que a maioria dos atletas profissionais encara durante o ano e por isso quando chegam às férias, alguns aproveitam para extravagar e fugir um pouquinho da rotina rigorosa. Mas será que eles conseguem realmente se desligar desta vida 100% “disciplinada”? O Portal acrítica.com resolveu investigar esta história e durante uma semana acompanhou três atletas que moram em outros estados e até fora do Brasil, e passam as férias no Amazonas. A nossa “pesquisa” rendeu a série “Tô de férias”, com três reportagens que serão publicadas neste domingo, segunda-feira e na terça-feira.  

A amazonense Bianca Maia Mendonça, atleta da Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica, que mora e treina em Aracaju (SE), conversou com a nossa equipe e revelou o que costuma fazer nos dias “livres” ao lado da família e dos amigos, em Manaus.

Bianca, que é destaque da ginástica rítmica desde os cinco anos de idade e que em 2011 ganhou reconhecimento internacional ao conquistar três medalhas de ouro (no conjunto geral, conjunto com cinco bolas e conjunto com três fitas e dois arcos) nos jogos Pan-Americanos de Guadalajara, no México, não se considera uma “baladeira”, diz que tambaqui é uma das suas comidas favoritas e que nas férias malha para perder peso.

Veja galeria de fotos

“Nós costumamos exagerar um pouco nas festas de fim de ano, por isso depois que elas passam é hora de ir para a academia perder os quilinhos extras”, disse à ginasta que tem 1, 72 de altura e pesa 55 quilos.

Para manter a flexibilidade e conseguir completar as séries exigidas na ginástica rítmica, as atletas precisam manter um peso abaixo do normal. Por isso, as férias de Bianca duraram exatamente oito dias.

”Quando cheguei a Manaus, no dia 22, decidi que iria tirar o mês de dezembro para descansar a mente e por isso comi tudo o que eu quis e me desliguei totalmente dos treinos. Não sou muito de ir a balada, mas saí algumas vezes com os amigos e com a minha família também”, declarou.

Mas com o início de 2013 as coisas mudaram. Disciplinada, a campeã Pan-Americana deve ficar em Manaus até o fim de janeiro, e até lá nada de folga, além de seguir uma lista de exercícios elaborada pelo pai Kleist Praia Mendonça, professor da Universidade Federal do Amazonas – Ufam, a atleta também aproveita o tempo livre para correr e pedalar.

“Durante o ano nós (atletas da Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica) não tomamos refrigerantes e evitamos comer doces, seguimos um cardápio saudável até sábado, no domingo somos “liberadas”. Mas nas férias a mente fica mais desocupada e é um pouco complicado seguir esse “cardápio”, por isso não podemos vacilar. E para manter a resistência eu corro e pedalo”, afirmou  Bianca - que na semana passada iniciou os treinos mais específicos ao lado da mãe Sâmia Maia, técnica de ginástica, no Centro de Excelência Caixa de Ginástica Rítmica, no Dom Pedro, Zona Oeste.

Veja a série de exercícios

“É muito bom treinar com a minha mãe, mas não tem moleza, ela pega pesado, por isso costumo dizer que mato a saudade logo no primeiro dia de treino”, comentou.


Bianca faz sessões de drenagem  linfática. Foto: Paula Pessoa

Além dos treinos no ginásio e dos exercícios na academia, Bianca, que quer perder pelo menos três quilos neste primeiro mês do ano, segue uma dieta elaborada por um nutricionista especialmente para este período “livre” e também frequenta  sessões de drenagem  linfática.

“Eu já levei outras atletas aqui de Manaus para fazer essas sessões de drenagem. E quando a Bia chegou e falou que iria precisar perder alguns quilos resolvi que esta seria uma boa opção”, explicou Sâmia Maia – que afirmou que Bianca deve fazer cerca de 10 sessões.

Bianca pode até mudar a rotina durante as férias, mas assim como todo atleta profissional não perde foco, segue determinada e feliz com o que faz, por isso ela afirma que todo o sacrifício vale a pena. “Acho que vale só de estar em casa, com a família e amigos. O treino é detalhe, e eu já estou acostumada a dividir bem o meu tempo, então consigo tempo pra todos”, concluiu.


Bianca em almoço especial com os pais e os irmãos. Foto: Ney Mendes

Família reunida
Bianca Maia Mendonça não mora em Manaus desde 2010, por isso quando está em terras “barés” ela aproveita o máximo para matar a saudade da família e dos amigos. Afinal de contas, momentos simples como um almoço com os pais Sâmia Maia e Kleist Praia Mendonça, e os irmãos Kleist Praia e Lívia Maia Mendonça (atletas do voleibol) se tornam cada vez mais raros e especiais.“Nos últimos quatro anos ficou cada vez mais difícil conseguir reunir a família toda, isso acontece em datas ocasionais, mas é sempre muito bom ter todos por perto”, disse o pai Kleist Praia Mendonça – atleta de corrida de aventura.

Segundo a mãe, Sâmia Maia, sempre que os três filhos se encontram, após um longo período separado, ficam grudados, pelo menos nas primeiras 24 horas. “Quando a Bia chega e encontra o Kleist e a Lívia os três viram um grude, mas isso dura apenas no primeiro dia. Depois eles voltam a ser os irmãos “normais” que tem opiniões diferentes”, afirmou.


Há quatro meses a família Maia Mendonça ganhou um novo membro, o labrador “Jorge Borges Mendonça”, que se tornou o grande xodó da casa. “Ele é muito fofo, vive pela casa, mas é educado faz as suas necessidades lá fora, mas ele também é folgado gosta de ficar no sofá e na cama”, disse Bianca.



Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.