Publicidade
Esportes
Ela está chegando!

Tocha Olímpica: Conheça o roteiro do símbolo olímpico em terras amazonenses

O revezamento olímpico no Amazonas começa neste domingo (19) e passará por vários pontos da cidade. 18/06/2016 às 15:30
Show arena
Arena da Amazônia será o primeiro ponto onde a tocha olímpica vai parar
Camila Leonel Manaus-AM

Lugares históricos, vistas privilegiadas e visitas aos cartões postais da cidade, esse vai ser o cenário que a Tocha Olímpica encontrará logo que desembarcar na cidade. Serão 39 quilômetros em trajeto a pé e com veículo. Além de percorrer o ar e vias aquáticas da região.

O fogo olímpico desembarcará deste domingo (19) às 8h40 no aeroporto Eduardo Gomes e ao longo da Avenida Santos Dumont irá ser recebida por uma flash mob feitos por alunos da rede estadual de ensino.

O primeiro ponto de parada do Fogo Olímpico será o palco das seis partidas de futebol durante as Olimpíadas: a Arena da Amazônia Vivaldo Lima, onde permanecerá por  aproximadamente de 15 minutos de apresentações.

“Além de receber os alunos da rede pública de ensino, que vão assistir a passagem da Tocha, haverá a apresentação do Projeto Transforma, criado para os alunos da rede pública, além de show de paraquedismo, bungee jump na passagem até a condução no campo de jogo. Depois, ela segue o seu trajeto”, disse Thiago Durante, Gestor de Praças Esportivas da Secretaria de Estado de Juventude Esporte e Lazer (Sejel).

Da moderna construção, o trajeto irá seguirá rumo ao Centro Histórico de Manaus. No caminho, atletas Olímpicos, como Robson Caetano, do atletismo, e Giovane Gávio, do vôlei participarão do revezamento. As ações são programações dos patrocinadores da Tocha: Coca-Cola, Bradesco e Nissan.

No Centro de Manaus, o roteiro compreende o Mercado Municipal Adolpho Lisboa, O Paço da Liberdade, a Praça Dom Pedro e, finalmente, o Teatro Amazonas. No teatro mundialmente conhecido, o revezamento fará a sua segunda parada.

A tocha será conduzida pelo grupo formado por representantes do Coletivo Floresta, projeto do Instituto Coca-Cola realizado em comunidades da Região do Médio Juruá e pelo atleta indígena do tiro com arco, Gustavo Santos, o Inha. O primeiro trecho termina na Avenida Álvaro Maia. De lá, segue para a Zona Leste da Cidade passando pela Avenida Autaz Mirim, Itaúba, chegando na Avenida Mirra. Aí se encerra a segunda fase do percurso. O terceiro percurso começará na Ponte do Rio Negro, até chegar na Ponta Negra, para a celebração, que acontece a partir das 16h. No anfiteatro, atrações culturais, DJ’s e MC’s animarão a festa já no final da tarde de domingo.

Tour pelo Interior

Após um domingo de tour por Manaus, a tocha seguirá para o interior do Estado. Da Ponta Negra, ela irá para o Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS) e passará pelas comunidades do Catalão; irá visitar a tribo Dessana, em Iranduba, onde nadará com os botos. Depois será a vez da praia do Tupé e Encontro das Águas receberem o Fogo Olímpico.

Além do Iranduba, a tocha passará por Presidente Figueiredo. Na Terra das Cachoeiras, ela descerá a corredeira do Urubuí de rafting e passará por outros pontos famosos da cidade como Cachoeira de Iracema.

Publicidade
Publicidade