Publicidade
Esportes
Craque

Torneio de Pesca Esportiva reúne preservação da natureza e esporte no Tarumã, em Manaus

Campeonato que acontece no sábado (19), no Sítio Recanto dos Curiós, unirá o útil ao agradável para os praticantes da pesca esportiva 18/09/2015 às 11:35
Show 1
Cerca de 200 participantes divididos em duplas irão pescar nesta sábado (19) nas águas do Tarumã-Açu
Camila Leonel Manaus (AM)

Neste sábado (19), às 7h, no Sítio Recanto dos Curiós, em Manaus, amantes da pesca esportiva se reunirão no rio Tarumã-Açu para um campeonato que irá unir a pesca esportiva e a consciência ambiental. Além de peixes, as 200 pessoas que participarão do evento irão recolher dejetos que são despejados nas águas do Tarumã-Açu, rio que é comumente usado para o esporte no Amazonas.

Em sua segunda edição, a competição espera recolher cerca de 1 tonelada de lixo. Ano passado, 687 quilos foram recolhidos por 100 pescadores. Além da preservação do Tarumã-Açu - que recebe muitos praticantes da pesca esportiva e que tem sofrido com a poluição devido a invasões em áreas próximas do rio - o objetivo da competição é incentivar e divulgar a pesca esportiva. Haverá premiação de troféus e medalhas para as cinco primeiras duplas

“Vai ser um evento de pesca esportiva e o evento vai ser grande. O nosso grito é pela preservação do Tarumã e da pesca esportiva como atividade rentável além de homenagear todo mundo que brinca ali, porque lá se reúnem pessoas da classe A a C”, explicou o organizador do evento, Rogério Bessa.

A organização também fará sorteio de prêmios, entre os pescadores inscritos e que estiverem presentes no dia. Serão quase R$ 50 mil em prêmios e o principal será um conjunto de barco com motor e carreta, além de uma passagem para Miami, caiaque para pesca entre outros ítens.

E não é só a pesca esportiva que terá espaço no dia 19, outros esportes como slackline e salto de páraquedas também animarão a manhã, embalados com apresentação da banda Jhonny Jack Mesclado.

Rogério também explicou que o evento se dará em dois momentos. Na sexta-feira, no auditório da reitoria da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), haverá um congresso técnico onde serão explicadas a regra do campeonato. Além disso uma palestra será ministrada por Nelson Nakamura, um dos nomes mais conhecidos na área da pesca esportiva.

Ideia de amigosA ideia de pescar lixo surgiu há algum tempo, resultado do encontro de amigos que se reuniam para pescar e começaram a se preocupar com a crescente poluição no Tarumã-Açu.

“Pelo menos duas vezes na semana nosso grupo de pescadores costumam se reunir, isso há alguns anos já, e sempre comentávamos sobre a realização de um torneio. Pensando nisso tudo tive a ideia de realizar alguma torneio que aliasse a preservação ambiental com a propagação da pesca esportiva”, relembrou.

Publicidade
Publicidade