Publicidade
Esportes
COMEÇOU

Torneio Início volta a acontecer depois de 10 anos e reúne times do Amazonense

Torneio Início acontece hoje e torcidas vão poder acompanhar os times que disputam o Campeonato Amazonense, na semana que vem. 09/03/2017 às 05:00 - Atualizado em 09/03/2017 às 18:14
Show zcr0809 110 p01
Torneio Início marca também o aniversário de três anos da Arena da Amazônia.
Valter Cardoso Manaus-AM

Tudo pronto para a bola rolar na Arena da Amazônia. Dez anos depois, o Torneio Início volta ao calendário amazonense nesta quinta-feira (09) e já movimenta a preparação dos clubes no Estado, hoje o primeiro jogo. 

O formato da competição é um dos principais atrativos.  A emoção é o ingrediente principal do torneio. Os times que disputam o Campeonato Amazonense são divididos em chaves e se enfrentam no mata-mata até que o campeão seja conhecido. Os jogos duram apenas  15 minutos e em caso de empate, a decisão será  nos pênaltis, com três penalidades para cada lado, caso a igualdade permaneça, segue para a disputa alternada. Mas o tempo é suficiente. “Acabei de assistir o jogo do Barcelona.  Então a gente vê que no futebol tem que ter tranquilidade, esquema de jogo, comportamento dentro do campo e uma coisa que ninguém poderia acontecer, aconteceu. Então dentro desses 15 minutos dá para muita coisa, se o time tiver bem treinado, bem condicionado”, revelou Delmo, ex-jogador que colecionou participações no Torneio Início. 

Por falar em Delmo, um dos principais parceiros do atacante, o meia Neto, é um dos jogadores que vai reencontrar o campeonato. Hoje com a camisa do Manaus Futebol Clube, o maestro  é a experiência em campo. “É um campeonato que era importante antigamente e agora tá retornando e vamos levar com seriedade. Temos que respeitar o adversário, é um começo de temporada, temos apenas 15 minutos e vamos procurar dar o melhor”, garantiu o maestro. A experiência, inclusive, é passada para os mais novos. “No treinamento nós conversamos, o treinador também citou a forma como vai ser o torneio. A gente fez nossa parte, treinamos o que tinha que treinar, agora é esperar chegar a hora para colocar em prática tudo que a gente treinou”, finalizou Neto. 

Histórico
Desconhecido dos mais jovens, o Torneio Início remete os mais velhos aos tempos áureos do futebol amazonense. Este foi, inclusive, um dos motivos que trouxe de volta a disputa do torneio. “O Torneio Início é o resgate de uma história que a gente tá tentando fazer com que as pessoas recuperem a memória e vão ver o nosso futebol”, explicou Eduardo Monteiro de Paula, presidente da Associação de  Cronistas e Locutores Esportivos , que participou da elaboração da competição.

Confrontos
Os jogos que abrem a disputa do Torneio Início são os mesmos confrontos que abrem o Campeonato Amazonense. No primeiro jogo, às 19h, o atual campeão amazonense Fast Clube enfrenta o Penarol, em seguida Manaus e Nacional se enfrentam. A terceira partida é entre Princesa do Solimões e Holanda e na sequência Rio Negro e São Raimundo. Depois os times avançam até a disputa do título. 

Generoso
Aos torcedores interessados em acompanhar seus times de coração, uma motivação a mais: Prêmios. Durante o intervalo de cada jogo, o público presente ainda poderá usufruir de sorteios de brindes como bicicletas, celulares e ranchos. Os ingressos custam R$ 5 e serão vendidos a partir de 16h na própria bilheteria da Arena da Amazônia.

Publicidade
Publicidade