Publicidade
Esportes
OFICIALMENTE TRAÇADO

Tocha Olímpica em Manaus percorrerá trajeto de 39 quilômetros na cidade

A tocha chegará em Manaus no dia 19 de junho, às 10h, e já inicia revezamento com o aluno nota 10, no Santos Dumont. No dia 20, a Tocha segue para os municípios de Iranduba e Presidente Figueiredo 10/06/2016 às 14:48 - Atualizado em 10/06/2016 às 16:06
Show spo165aaa
A abertura foi dada pelo prefeito de Manaus, Artur Virgílio Neto, juntamente com os coordenadores estadual e municipal do Comitê Estadual Rio 2016, Mário Aufiero e Bernardo Monteiro (Foto: Divulgação)
Thaissa Cordeiro e Camila Leonel Manaus (AM)

Na manhã dessa sexta-feira (10) foi divulgado oficialmente o trajeto do Revezamento da Tocha Olímpica em Manaus, no Workshop que leva o mesmo nome, realizado no Café Teatro, no Centro da capital. O evento contou com a presença de secretários de diversas pastas envolvidas nas operações, a abertura foi dada pelo prefeito de Manaus, Artur Virgílio Neto, juntamente com os coordenadores estadual e municipal do Comitê Estadual Rio 2016, Mário Aufiero e Bernardo Monteiro. 

A Tocha desembarca em Manaus no dia 19 e no dia seguinte continua seu percurso nos municípios de Iranduba e Presidente Figueiredo.  No primeiro dia da Tocha em Manaus, será feito uma celebração ainda pela manhã, na Arena da Amazônia. Pela noite, às 19h, a pira olímpica será acesa na Ponta Negra, a celebração poderá ser acompanhada de forma gratuita pela população.

 “Esse evento da Tocha no Amazonas será muito importante potencializar o turismo nessa região, oportunizar emprego e renda, estamos esperando um milhão e trezentas pessoas só pra acompanhar. O evento é maior que o da Copa do Mundo, claro que antes das Olimpíadas aqui”, destacou Mário Aufiero, coordenador do Comitê Estadual Rio 2016.

O coordenador destaca as atrações da Tocha no interior do Amazonas "Em Iranduba, haverá uma programação com os botos nadando, no Lago do Catalão com a comunidade ribeirinha, depois seguimos ao Encontro das Águas, de lá vamos pra Presidente Figueiredo, pra tarde do dia 20, ela (Tocha) irá descer de 'rafting' as corredeiras de Urubuí, está sendo preparado uma festa", comentou Aufiero, completando "Podemos mostrar pro Brasil e pro mundo, que nós somos exemplos de organização", concluiu o coordenador local. 

A rota da Tocha

Após desembarcar no aeroporto Internacional Eduardo Gomes, ela segue para a avenida Santos Dumont, passando pela Torquato Tapajós e Constantino Nery até chegar à Arena da Amazônia. No estádio, que receberá seis jogos do torneio de futebol dos Jogos, a Tocha será recebida pelos bois Caprichoso e Garantido. Em seguida, ela segue rumo ao Centro de Manaus onde passará por pontos do Centro Histórico como a praça Dom Pedro II, onde fica o Paço da Liberdade, Mercado Adolpho Lisboa, orla da Manaus Moderna, Teatro Amazonas.

Além dos pontos turísticos, a Tocha passará por ruas importantes do centro como Sete de Setembro, Eduardo Ribeiro, Floriano Peixoto, Getúlio Vargas, Joaquim Nabuco, entre outras. O primeiro trajeto se encerra no Boulevard Álvaro Maia. A Chama Olímpica seguirá para a Zona Leste de Manaus, passando pela avenida Autaz Mirim (conhecida como Grande Circular). Às 19h ela deve chegar na Ponta Negra, onde será feita uma Celebração no Anfiteatro.

No dia 20, domingo, a Tocha será encaminhada ao Centro de Instrução de Guerra de Selva (CIGS) e passará pelas comunidades do Catalão, tribo Dessana, em Iranduba, onde nadará com os botos, praia do Tupé, Encontro das Águas, Porto do Ceasa e Batalhão de Operações Ribeirinha. 

Além do Iranduba, a Tocha passará por Presidente Figueiredo. Na Terra das Cachoeiras, ela descerá a corredeira do Urubuí de rafting e passará por outros pontos famosos da cidade como Cachoeira de Iracema. De lá, ela volta para Manaus, encerrando sua passagem pelo Amazonas.

No total, serão 19 estações onde os condutores pararão, divididos em três trajetos a pé, intercalado por trajetos de carro.

Publicidade
Publicidade