Sábado, 20 de Abril de 2019
publicidade
1.gif
publicidade
publicidade

Craque

Tufão aguarda o retorno da nova Arena da Colina, mas dá sinais de velhos hábitos

No ano em que terá o estádio reconstruído, a equipe do São Raimundo não pretende aproveitar base deste ano


23/04/2013 às 09:37

Eliminado do segundo turno do Campeonato Amazonense Chevrolet 2013, o São Raimundo já começa a dar sinais de que vai cometer os mesmos erros de falta de planejamento ocorridos no passado. Sem chances na competição, depois da pífia campanha de dois empates e duas derrotas no returno, o elenco deve ser desfeito depois da partida de sábado (27), contra o Tarumâ, no Gerdilson Bentes, em Borba (a 151 quilômetros de Manaus).

Acostumada a tempos de glória, quando o São Raimundo conquistou em três oportunidades a Copa Norte (1999/2000/2001) e pela ascensão à Série B do Campeonato Brasileiro, onde permaneceu de 2000 a 2006 na elite do futebol brasileiro, a torcida do Tufão da Colina tem vivido apenas de boas lembranças. O último título estadual do time foi conquistado em 2006 e a participação na Série C do Campeonato Brasileiro em 2007 foi a última da equipe em uma competição nacional.

Em 2014, no entanto, o São Raimundo vai receber a moderna Arena da Colina, totalmente reconstruída, e pode começar a viver uma nova história no futebol amazonense, visto que finalmente terá de volta um estádio próprio e com capacidade para 10 mil torcedores.

Segundo o presidente do clube, Mozart Santos, o objetivo do Tufão da Colina é montar uma equipe competitiva em 2014, ano da estreia da nova Colina e projetos de investimentos nas categorias de base.

“Ainda é prematuro, mas vamos replanejar o futebol profissional. Vamos ter a Colina totalmente reconstruída em 2014, queremos montar uma equipe forte e utilizar a prata da casa. Queremos experiência com jogadores da base. Vamos contratar pessoas exclusivamente para trabalhar com as categorias de base”, prometeu Mozart.

Mudanças prejudicaram

Para o presidente do Tufão, a saída do técnico Eduardo Clara e dos jogadores Adonias, Mailson, Jeferson e Fernando, que foram embora no returno, além do início da reforma da Colina, prejudicaram o desempenho da equipe no Estadual. “Perdemos o técnico e quatro jogadores e isso prejudicou o time no returno. Ficamos sem campo para treinar. Às vezes, não há campo disponível em Manaus para treinamentos”, lamentou. 

Base esquecida

Atual diretor de futebol da Federação Amazonense de Futebol (FAF), Ivan Guimarães viveu a época de ouro do São Raimundo como membro do departamento de futebol. Para ele, o Tufão da Colina montou uma boa equipe este ano, quando chegou à semifinal no primeiro turno, mas a falta de campo e técnico prejudicaram a equipe no returno.

“Não gosto de fazer comparações com aquela época. O Tufão está pagando a falta de campo de treinamento porque perdeu a Colina. Naquela época, tinhamos planejamento. Montamos uma equipe com bons jogadores como Isaac, Marcelo Araxá, Ademir, Luiz Cláudio, o goleiro Iuna e preservamos essa base por seis anos. Se terminar o campeonato e mandar todo mundo embora é complicado começar tudo de novo”, avaliou Guimarães.

O ex-atacante do São Raimundo, Delmo, um dos ídolos da época de ouro do Tufão da Colina, também defende o planejamento e mais investimentos nas categorias de base. “Todo time profissional tem que investir nas categorias de base. Esse é um dos grandes erros do nosso futebol, que é não investir a longo prazo. Querem resultados imediatos e futebol profissional não funciona assim”, disparou.

Relembrando os bons tempos, Delmo disse que o São Raimundo chegou a brilhar no futebol brasileiro porque, na época, apostou no planejamento. “O São Raimundo chegou ao auge e destacou o nome do Amazonas no futebol brasileiro porque tinha planejamento de, no mínimo, três anos”, ressaltou.

publicidade
publicidade
Masters do Corinthians enfrenta Seleção Evangélica do AM na Arena em maio
Ball Cats vai em busca do título da Champions Ligay em Brasília
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

publicidade
publicidade

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.