Quinta-feira, 20 de Fevereiro de 2020
TABU QUEBRADO

Tufão vence Penarol, quebra tabu na elite e respira no Barezão 2020

São Raimundo volta a vencer na Série A do Campeonato Amazonense após jejum de quase dois anos ao bater o Leão da Velha Serpa por 1 a 0, no Zamithão



5c4100d7-a37b-4af6-ba3f-f069f94c3da1_96BBCCFA-70A3-44C0-A804-08164C763A42.jpg Foto: Sandro Pereira
25/01/2020 às 18:09

Sai pra lá Zica! Em tarde de quebra de tabu de quase dois anos, São Raimundo vence o Penarol por 1 a 0, neste sábado (25), no estádio Carlos Zamith, na Zona Oeste. Com gol do zagueiro Luan, o Tufão voltou a vencer na elite do Estadual, fato que havia ocorrido pela última vez em março de 2018, e faz a festa da torcida "buchera".

Com o resultado, o São Raimundo somou os primeiros três pontos no torneio e se recupera do tropeço na estreia.  Já o Penarol perde a invencibilidade após dois jogos fora de casa com saldo de uma vitoria e uma derrota. Na próxima rodada, o Tufão encara o Fast Clube, na terça-feira (28), às 20h30, com transmissão ao vivo da TV ACRÍTICA. Enquanto isso, o Leão da Velha Serpa recebe o Iranduba, na  quarta-feira (29), às 15h30, no estádio Floro de Mendonça, em Itacoatiara. 



O jogo

O jogo iniciou estudado pelas duas equipes e a primeira emoção da partida só ocorreu aos 11minutos. Em cobrança de falta pela esquerda do ataque, Adrianinho colocou a bola na cabeça de Stronda, que acertou a trave de Rascifran.  Susto no Leão da Velha Serpa. 

O Tufão da Colina manda no jogo e segue pressionando. Aos 17minutos, Adrianinho tentou de longe, a bola sobrou pra Alex que chutou levando perigo à meta do Penarol.  E só tava São Raimundo, aos 25minutos, a melhor chance de gol até então.  O zagueirão Natan saiu jogando errado, Alberto rouba a bola e toca para Adrianinho.  O camisa 10 do Tufão carregou e mesmo sem ângulo finalizou pra boa defesa de Rascifran.


Foto: Sandro Pereira.

De tanto insistir o Tufão marcou. Aos 33minutos, escanteio pela direito do ataque cobrado por Carlos Júnior e a bola fica 'piriricando' na área do Penarol.  O zagueiro Luan tenta o voleio, mas a bola bate na zaga. No rebote, Stronda tenta duas vezes, mas Rascifran salva. Porém, a bola volta pra Luan que dessa vez coloca no ângulo do arqueiro do Leão da Velha Serpa.  São Raimundo 1 a 0 pra cima do Penarol. 

Antes do final do primeiro tempo, o jogo fica tenso e os cartões amarelos começam a brotar no gramado do Carlos Zamith. Foram três seguidos: dois pro Tufão (Luan e Carlinhos) e  outro pro Leão (Helton Tubarão).

Segunda etapa

Na tentativa de reverter o marcador à favor do Tufão, o técnico Igor Cearense sacou Ivan e promoveu a entrada do velho conhecido Edinho Canutama.  Pelo lado do Mundico, o treinador Mazinho Oliveira não mexeu na equipe.

Assim como no primeiro tempo, a partida começou jornal. Mas aos 10minutos, Ferreira leva amarelo por falta em Serginho.  Na cobrança, Alex cobra rente à trave direita de Rascifran. 

Aos 14minutos, o "Leão de Ita" acordou pro jogo de vez. Canutama lança bola na área do Tufão pro gigante Nena desviar pro gol. No entanto, Guanair 'como um gato' evita o tento de empate do Penarol.  Aos 23minutos, foi a vez do atacante Maurício Stronda salvar o Tufão.  Escanteio na área e Nena cabeceia pro gol, mas o camisa 9 do São Raimundo tira quase em cima da linha.

A partida vai chegando ao seu término e o técnico Mazinho Oliveira resolve "fechar a casinha" ao sacar o atacante Stronda para a entrada do zagueiro Rondineli.  A ordem é segurar o placar a qualquer custo.  Mas eis que, aos 41minutos, alívio pro Tufão.  Edson é parado com falta por Natan, que recebe o segundo cartão amarelo e é expulso da partida. 

No entanto, o fator homem a mais durou pouco a favor do Mundico.  Dois minutos depois,   Alex também é excluído do jogo pelo mesmo motivo enorme duelo fica com 10 jogadores de cada lado.  O Penarol ainda tentou, mas não houve tempo pra mais nada. Fim de jogo, primeira vitoria do Tufão no Barezão 2020.

News denir 5aee6cdd 1d6a 4786 8dc7 d70985711b16
Editor de Esportes
Jornalista formado na Uninorte em 2010. Entrou para a equipe de A Crítica em 2014, como repórter para a Copa do Mundo no Brasil. Atualmente é editor do caderno de esportes, o Craque, onde segue na luta pela divulgação do esporte baré.

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.