Publicidade
Esportes
Reportagem especial

Último capítulo da série 'Olimpíadas da Floresta' mostra a vida em Jacarequara

Despedida da série 'Olimpíadas da Floresta' mostra a vida como ela, na distante comunidade de Jacarequara 03/10/2017 às 07:00
Leanderson Lima Manaus, AM

Três horas de luz por dia. Isolamento. Dificuldades na geração de renda. Distância. Gravidez precoce e falta de perspectivas no futuro de crianças e adolescentes. 
A vida não é nada fácil nas comunidades ribeirinhas do Amazonas. Apesar de tudo, nada tira o sorriso do rosto dessa gente de valor. 
No último capítulo da série “Olimpíadas da Floresta”, a equipe do portal acritica.com mostra como é a vida e o que pensam os moradores de Jacarequara - a comunidade localizada na zona rural do município de Itapiranga (distante 339 quilômetros de Manaus).

lugar pacato
Sede das “Olimpíadas da Floresta”, Jacarequara é pequena, pouco maior que um quarteirão. De acordo com o coordenador da comunidade, Salomão Barbosa, 45 anos, aproximadamente 40 famílias vivem no local. Pelo menos 100 crianças frequentam a alfabetização e também participam das atividades do projeto Dicara, da Fundação Amazonas Sustentável (FAS).

Gravidez precoce 
Uma das grandes questões rodeia os adolescentes da comunidade é a questão da gravidez precoce. O coordenador do projeto Dicara, Ademar Cruz, credita o problema a falta de perspectiva dos jovens.

“O mundo deles é muito pequeno. A comunidade é privada. Acaba que não tem opção de lazer... Então o mundo deles se acaba em torno de um casamento. As famílias são formadas muito cedo. Os jovens sonham muito pouco. O sonhar dele é em torno da comunidade”, explica. O coordenador da comunidade Salomão Barbosa diz que a questão da falta de energia é um dos grandes entraves no desenvolvimento econômico da comunidade, que vive basicamente da produção de farinha.
“A falta de energia elétrica nos atrasa porque a gente produz fruta e perde porque não tem como conservar”, lamenta.

E tem mais!
Essas e outras questões são abordadas no último capítulo da série que está disponível no portal acritica.com. Confira no vídeo abaixo

Publicidade
Publicidade