Publicidade
Esportes
Craque

Vai que funciona! Ginástica funcional é uma das opções de esporte noturno em Manaus

Modalidade esportiva tem se tornado febre em Manaus, e muitos praticantes optam fugir do calor realizando os treinos no clima ameno da noite  04/10/2015 às 16:36
Show 1
Atividade trabalha vários grupos musculares e dá resistência
Felipe de Paula Manaus (AM)

ASSISTA AO VÍDEO

Não tem mais desculpa. Nem o tempo, nem o calor, nada mais justifica o sedentarismo. Até porque, se o sol amazônico faz da cidade de Manaus praticamente inóspita à prática de esportes durante as horas mais quentes do dia, a noite passa a ser mais do que uma opção: uma recomendação de especialistas para uma atividade física sem maiores riscos à saúde, como a desidratação.

É o que explica mestre em fisiologia esportiva e professor da Faculdade de Educação Física do La Salle, Márcio Soares. “Quando a gente faz atividade física, produz energia e produz calor. Se o meio externo é muito quente, você não consegue perder calor para o ambiente. Aí você produz suor, para que quando ele evapore, tire um pouco do calor, mas nosso clima também é muito úmido, então o suor não evapora como deveria e o corpo deixa de perder calor”, afirma Márcio.

Para ele, que também é triatleta e maratonista, essa adequação não deve desconsiderar a segurança do praticante, que deve andar em grupos e por vias iluminadas, além de uma recomendação essencial: que atividade não se estenda a um horário que, ao invés de estimular o repouso após seu término, acabe por prejudicar o sono. “O repouso é tão importante quanto o estímulo na atividade física”, explica ele.

Atividade

Para quem quer ganhar condicionamento físico, e tem pouco tempo disponível, uma das atividades mais recomendadas tem virado quase uma febre entre profissionais liberais e estudantes com uma ou mais ocupações é o treinamento funcional. Voltado para o condicionamento físico, com foco na definição muscular e no emagrecimento, a atividade é ideal para pessoas sem tempo sobrando porque otimiza o exercício físico de modo a executar mais tarefas em menos tempo.

Desgaste menor

O preparador físico Michel Oliveira, que começou a dar treinos ainda em 2009 e hoje conta com sua própria estrutura de atividades, conhece bem a demanda por uma atividade física fora dos horários comerciais.  Segundo ele, grande parte dos seus alunos não tem tempo durante o dia, ou mesmo preferem evitar o sol e fazer uma atividade depois do trabalho, a despeito de todo cansaço de um dia de trabalho.

Michel conta que, com o clima mais confortável, é possível ter um melhor aproveitamento da atividade física, com menos desgaste e melhor eficiência na prática. “Com o clima mais ameno, eu já não vou ter um desgaste energético tão grande”, diz o professor.

Publicidade
Publicidade