Domingo, 21 de Julho de 2019
Craque

Velocidade máxima: Longboard cada vez mais popular em Manaus

“Surfe no asfalto” chega à capital e atrai os apaixonados por aventura



1.jpg Longboard cada vez mais popular em Manaus
04/08/2013 às 15:23

Amantes de esportes radicais, um grupo de amigos descobriu há pouco mais de um ano, que é possível surfar em Manaus, mas como a cidade não tem mar, são nas ladeiras das ruas que eles “deslizam” e liberam adrenalina pura a quase 60 km por hora. A modalidade, que a cada dia ganha novos adeptos, é o longboard - que é similar a um skate normal, mas com uma prancha mais comprida e com rodas maiores que dão muito mais equilíbrio aos praticantes. E por isso atrai pessoas de todas as idades. Veja fotos aqui.

O longboard surgiu há mais ou menos 30 anos, e aos poucos está se popularizando na capital amazonense. O ponto de encontro dos “surfistas do asfalto”, ou melhor, os pontos, são nas ruas da Avenida das Torres, no Residencial Alphaville e também na Ponta Negra - já que ele também pode ser praticado em ruas planas - principalmente por quem está iniciando.

O enfermeiro André Luiz de Souza, de 39 anos, anda de skate há mais de 20 anos e há mais de um de longboarb. Ele conta que o esporte atrai principalmente pessoas que sempre desejaram andar de skate, mas nunca tiveram coragem por conta das manobras radicais. “Por ser maior, o longboard dá mais equilíbrio e consequentemente as pessoas se sentem mais seguras em praticá-lo”, comentou.

Mas mesmo assim, é preciso ter muita atenção na hora de subir na “prancha” e sair deslizando por aí. “Quem vai andar de long pela primeira vez e os que nunca tiveram contato com um skate antes, praticam o esporte em ruas planas, onde passeiam e apreciam a passagem, apenas. Só depois de estarem mais firmes e seguros é que passam para as ladeiras”, explicou André Luiz.

Outro ponto importante na hora de praticar o longboard é está sempre atendo ao trânsito para evitar qualquer tipo de acidente.

“Uma pessoa que anda de longboard em uma ladeira consegue atingir 50 km, 60 km por hora, é muito rápido, por isso antes de descer a ladeira é preciso ter certeza de que o transito está tranquilo para evitar surpresas desagradáveis, como acidentes sérios. Há um ano, nada de grave aconteceu com ninguém do nosso grupo, porque sempre tomamos muito cuidado”, pontuou.

Assim como no skate, no long os equipamentos de segurança também são obrigatórios.

“Antes de subir no long todo mundo tem que está devidamente equipado, com capacete, cotoveleiras, luvas, joelheiras e tênis também”, comentou.

A velocidade do longboard é o que mais encanta aqueles que estão sempre em busca de novas aventuras. Por conta disso (velocidade), as manobras só são praticadas por quem realmente domina o esporte.

“As manobras no long existem, mas são bem diferentes das que são praticadas no skate e somente os mais experientes é que fazem, por conta da velocidade”, finalizou.

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.