Quinta-feira, 05 de Dezembro de 2019
Ultramaratona aquática

Vítor Gadelha encara Ultramaratona de 20 km na Ilha do mel, neste sábado, dia 22

Esta será a quarta ultramaratona de Vítor, que superou desafios como a Travessia 14 Bis e 'Do Leme ao Pontal', e a própria Ultramaratona Ilha do mel, no ano passado.



IMG0017423850.jpg O objetivo de Vítor é baixar consideravelmente a marca feita na prova do ano passado, e competir braçada a braçada com alguns dos melhores nadadores de ultramaratonas, que também estarão na competição. (Foto: Aguilar Abecassis/A crítica)
19/04/2017 às 05:00

O nadador amazonense Vítor Gadelha, 20, está pronto para seu próximo desafio aquático da temporada. O atleta da Aquática Amazonas disputará a Ultramaratona Aquática Ilha do mel, no próximo sábado, 22, no Paraná. A competição terá largada ao lado direito do trapiche local, e o objetivo dos bravos nadadores é circundar toda a ilha.


A Ilha do mel possui 20 km quilômetros de lindas praias, desertas ou com pouca urbanização. A população da Ilha se distribui entre algumas pequenas vilas: Encantadas, Nova Brasília, Farol, Praia Grande e Fortaleza. Mas os nadadores que irão enfrentar o desafio da Ilha do mel não estão pensando tanto nas belezas do lugar, e sim em completar a distância no menor tempo possível. 




Vítor superou com muita garra esta mesma ultramaratona no ano passado, quando chegou na primeira colocação na sua categoria, e em nono lugar geral. Indo para a sua segunda participação na Ilha do mel, Vítor fala das suas motivações para o desafio. “Como há poucas ultramaratonas no Brasil, eu tenho que aproveitar todas, e esta é num lugar fantástico. Ano passado consegui fazer uma prova muito boa na Ilha do mel. Este ano, quero fazer abaixo de 4’20” (ano passado, Vítor completou em 4’ 55), e disputar na categoria geral”, afirmou o nadador.


Mas sua meta não será nada fácil, pois vários do grandes nomes das ultramaratonas estarão presentes na Ilha do mel. “Sei que o Samir Barel, Carlos Rosa e o Arthur pedroza são atletas muito fortes, e estarão na competição. Quanto aos adversários na minha faixa etária, ainda não os conheço, pois mudei da categoria Júnior para a Sênior este ano”, explica Vítor.

 

Vítor tem focado nas ultramaratonas, e aprendido bastante com elas. “Minha rotina de treinos não mudou com as experiências que tive, mas a alimentação que faço mudou bastante, principalmente durante as provas. A mudança na estratégia que usei no ano passado para a que vou usar este ano é essa. Pretendo fazer uma hidratação e alimentação mais dividida ao longo do percurso. Geralmente, fazia a cada 20 minutos, mas pretendo fazer a cada 25/30 minutos desta vez”, disse Vítor.        


Desafio a mais


Com o clima favorável para o atleta (Vítor afirma que ano passado estava quente como em Manaus) e com as águas calmas que circundam a Ilha, Vítor espera fazer uma grande prova, e não quer parar após os 20 km de braçadas. É porque o nadador também estará na disputa da prova de 4 km no dia seguinte, na Ilha do mel. “Vou aproveitar a viagem (risos). Nunca participei de duas maratonas num fim de semana, mas vai ser uma experiência boa. A maior dificuldade será a mudança de estratégia para os 4 km, pois é uma prova ‘muito curta’ para mim, e como meu treinamento está focado na Capri-Napóles (ultramaratona na Itália) vai ser um pouco difícil imprimir velocidade”, afirmou Vítor.

 

Vítor realizando a Travessia 'Do Leme ao Pontal'. A ultramaratona Ilha do mel, por sua vez, será para Vítor mais uma oportunidade de se preparar para a Maratona Del Golfo Capri-Napoli, que acontecerá no dia 29 de junho, com distância de 36km. (Foto: divulgação)


A preparação sobre a qual fala o nadador são 60km de natação por semana, cerca de duas a três horas de treinos diários. Vítor segue treinando com o grande ultramaratonista aquático Samir Barel, residente em Campinas - SP, com o planejamento dos treinos, e com Mauro Queiroz, que acompanha Vítor de perto, na beira da piscina.

Os patrocinadores e apoiadores de Vítor são: Águacrim, Sejel, Raphaella Cabral – nutricionista, Tchesco – fisioterapeuta e Academia Morada Fitness.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.