Quarta-feira, 08 de Julho de 2020
MEIO AMBIENTE

Amazonas concentrou 10% do desmatamento total no Brasil em 2019, aponta Mapbiomas

Vegetação nativa perdida no Amazonas totaliza 1,26 mil km² e equivale, por exemplo, à área da cidade do Rio de Janeiro. Municípios do sul do estado registraram a maior área desmatadas



download__23__523D862E-71FE-42C1-9A91-ECBD15C5CEE6.jpg Foto: Arquivo/Reuters
27/05/2020 às 16:53

O Relatório Anual do Desmatamento, publicado na terça-feira (26) pelo projeto Mapbiomas, registrou que ao menos 10,3% da área total desmatada em 2019 no Brasil fica localizada no Amazonas. No total, foram registrados cerca de 7 mil alertas de desmatamento no estado, totalizando mais de 1,26 mil km² desmatados. A vegetação nativa perdida no Amazonas equivale, por exemplo, à área da cidade do Rio de Janeiro.

No Amazonas, o município que registrou maior área desmatada foi Lábrea, no sul do estado, com 324 km² perdidos, seguido por Apuí (com 220 km² desmatados), Novo Aripuanã (182 km²), Boca do Acre (130 km²), Humaitá (81 km²), Manicoré (63 km²) e Canutama (56 km²). Em comum, todos os municípios se encontram no sul do estado.



De acorodo com o Mapbiomas, o Amazonas registrou o terceiro maior índice de desmatamento do país, atrás apenas do Pará e do Mato Grosso. A Amazônia concentrou 63% da área desmatada no Brasil, com 7,7 mil km² perdidos.

Outro ponto levantado foi a regularidade e a legalidade do desmatamento e a conclusão foi que apenas 0,6% das áreas que receberam alertas tinham autorização das autoridades ambientais, o que significa que mais de 99% do desmatamento no Brasil é irregular.

O levantamento usou como base três sistemas de monitoramento por satélite, incluindo o do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Foi cruzando os dados desses sistemas que o Mapbiomas conseguiu, com o uso de imagens de alta resolução (três metros), identificar com precisão as áreas desmatadas no país.

No sistema de alertas, é possível identificar o antes e o depois das áreas dematadas. Os alertas foram compilados e estão disponíveis em uma plataforma online.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.