Publicidade
Amazônia
HOJE

Atividades comemorativas abrem Semana do Meio Ambiente, em Manaus

A abertura aconteceu neste sábado (3), no anfiteatro do Parque Municipal do Mindu, no bairro Parque Dez, Zona Centro-Sul 03/06/2017 às 10:54 - Atualizado em 03/06/2017 às 11:02
Show meio ambiente 0111
(Foto: Antonio Lima)
Silane Souza Manaus

A Semana do Meio Ambiente 2017, com o tema "Nossa Casa, Nossa Responsabilidade", teve início na manhã deste sábado (3), com diversas atividades comemorativas. A abertura aconteceu no anfiteatro do Parque Municipal do Mindu, no bairro Parque Dez, Zona Centro-Sul de Manaus.

A solenidade foi marcada pelo lançamento conjunto da cartilha de educação ambiental "Vamos Jogar Limpo", produzida em parceria pela Prefeitura de Manaus e a Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), a Campanha de Combate às Queimadas e o Programa Agente Ambiental Voluntário. 

De acordo com o defensor público-geral em exercício, Antônio Cavalcante, a cartilha de forma didática traz informações sobre os crimes ambientais mais recorrentes. "Muitas pessoas cometem os crimes por falta de acesso a informação. Essa cartilha vem detalhar para o cidadão comum esses crimes", destacou.

Em seguida, aconteceu a 22ª Mostra de Dança de Manaus (Modama), que pela primeira vez ocorreu no Parque do Mindu, junto com a mostra de trabalhos acadêmicos sobre Biomas Brasileiros, feitos por estudantes de diversas instituições de ensino superior e técnico de Manaus.

O secretário municipal de Meio Ambiental e Sustentabilidade, Antônio Nelson, destacou que a programação se estenderá até o próximo dia 10, com atividades em parques e unidades de conservação municipais. Todas as ações podem ser encontradas no site da Semmas.

"Amanhã (domingo), por exemplo, tem a primeira etapa da Caminhada e Corrida Ecológica, no Parque do Mindu, que passará por todas as 12 trilhas, inclusive, vamos inaugurar uma trilha que estava fechada ha sete anos, chamada trilha da Bananeira", revelou.

Na segunda-feira, 5, quando se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, haverá uma grande ação de plantação de mudas. "Vamos plantar 1 mil mudas em parceria com o Ministério Público Federal (MPF-AM) e o projeto do doutor Adalberto Carim, do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM) nas margens do igarapé do Mindu", afirmou Nelson.

Ainda durante a abertura da Semana do Meio Ambiente foi lançada, antecipadamente, a Campanha de Combate as Queimadas. A Prefeitura de Manaus pretende atender 100% das denúncias que receber neste verão.

Para o funcionário público Luiz Carlos Braga, 35, a natureza é muito importante e precisamos cada vez mais incentivar a sua preservação. " A natureza vive sem a gente, mas a gente não vive sem ela. Por isso sempre  que posso trago meus filhos para ter esse contato com ela e aprender desde cedo a conhecer para preservar", disse.

Publicidade
Publicidade