Publicidade
Amazônia
21 anos

Bosque da Ciência celebra aniversário com programação especial

Na semana em que faz aniversário, unidade do Inpa promove uma série de atividades: visitantes poderão conhecer, além da flora e fauna tipicamente amazônico, o Planetário, com diversas atrações 28/03/2016 às 11:54
Show bosque
Difundir a ciência e a educação ambiental são os objetivos do bosque (Foto: Evandro Seixas)
Marcela Moraes

O Bosque da Ciência completa 21 anos na próxima sexta-feira e o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) prepara uma programação especial para os seus visitantes.

Na programação de aniversário, os visitantes do  Bosque da Ciência terão sessões no planetário, atividades no Circuito da Ciência e poderão conhecer o projeto “Infância Viva”. O objetivo é proporcionar aos visitantes uma visão renovada da Ciência de forma lúdica e dinâmica.

Planetário

Será uma  atividade que une diversão e conhecimentos da Astronomia. A partir do mês de abril, o Planetário terá sessões em duas quartas-feiras de cada mês.De acordo com a coordenadora do Bosque da Ciência, a bióloga Fernanda Reis, o tema das sessões no Planetário será “Uma viagem pelo sistema solar”. Cada sessão terá em média 20 minutos de duração com grupos de no mínimo 15 e no máximo 30 pessoas.

“Essa é uma oportunidade que os visitantes do bosque terão para conhecer mais sobre as estrelas e o sistema solar. É um tema que não é específico da região amazônica, é um tema universal, acredito que será bem interessante para os visitantes”, disse.

Infância Viva

Conforme informações da coordenadora do projeto,  Daniele Cunha, o objetivo é promover um espaço vivencial, capaz de fomentar o desenvolvimento infantil a partir de experiências psicomotoras em ambientes naturais e não formais.

“Isso tudo é realizado por meio de oficinas de psicomotricidade fundamentadas na estimulação sensorial em ambientes naturais. Assim, oferecemos vivências educativas para a integração da criança com a natureza. Sensibilizar pais, professores, mediadores e cuidadores de crianças acerca da importância do contato com ambientes naturais”, enfatizou.


Circuito da Ciência

É um projeto que visa difundir conhecimento e educação ambiental para estudantes de escolas públicas realizado na última sexta de cada mês. Por meio de estandes e outras atividades, os jovens podem acompanhar e aprender sobre projetos científicos de várias instituições, além de interagir com o meio natural amazônico que o bosque oferece.

Segundo o coordenador do projeto “Circuito da Ciência”, Jorge Lobato, a prioridade sempre será em popularizar a ciência. “Feito de forma acessível à sociedade, buscando novas parceiras, novos meios de divulgação científica e novas aproximações em que a instituição possa utilizar este tipo de evento como interface entre Inpa e sociedade”, destacou.

Educação  e Ciência no Inpa

O Bosque da Ciência do Inpa foi inaugurado em abril de 1995, a região possui 13 hectares, projetado e estruturado para fomentar e promover o desenvolvimento do programa de “Difusão Científica” e de “Educação Ambiental” do instituto, mantendo, ao mesmo tempo, a integridade física da área, preservando os aspectos da flora e fauna existentes no local.

Entre os melhores do mundo

O Bosque da Ciência fica na avenida Otávio Cabral, s/nº, Petrópolis, Zona Sul. O ingresso custa R$ 5, com gratuidade para crianças até 10 e idosos a partir de 65 anos. Grupos escolares agendados têm entrada gratuita. O espaço foi considerado, em 2014, pelo Prêmio “ravallers Choice”, o terceiro entre os dez melhores zoológicos e aquários do Brasil e o sétimo na lista dos 25 da América do Sul. Em 21 anos de história o Bosque já 1,6 milhões de visitantes. 

Entre as atrações do bosque estão o viveiro de peixes-bois, das ariranhas, e o de jacarés, além da exposição permanente dos resultados de pesquisas do Inpa na Casa da Ciência onde se encontra a maior folha do mundo (Coccoloba), entre outros. O Bosque da Ciência está aberto para visitação, de terça a Sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 14 às 16 horas. Sábados, domingos e feriados de 9 às 16 horas.

Publicidade
Publicidade