Publicidade
Amazônia
515.589 hectares

Brasil alcança marca de 600 reservas particulares do patrimônio natural criadas

Amazonas possui 14 reservas particulares, que somam 879,8 hectares de área em quatro municípios 29/04/2016 às 18:04
Show img0017373224
também é uma Reserva Particular do Patrimõnio Natural (RPPN), em plena zona urbana de Manaus: um local que poucos conhecem, mas que se revela como uma das principais responsáveis pela preservação do meio ambiente, no entorno do rio Negro naquela região (Foto: Clóvis Miranda)
acritica.com*

O Brasil tem, a partir de agora, 600 reservas particulares do patrimônio natural (RPPN). O número foi alcançado com a criação da RPPN Oásis Araripe, no município de Crato, no Ceará. A portaria que oficializa a criação da RPPN, assinada pelo presidente do ICMBio, Claudio Maretti, foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) no dia 27. A mais nova reserva particular tem área total de 50 hectares. 

RPPN é a única categoria de unidade de conservação que pode ser criada a partir da iniciativa do próprio dono da terra, segundo a Lei 9.985, que regula o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (Snuc). A responsabilidade pela gestão é dos proprietários, mas a supervisão é feita pelo ICMBio. 

Conforme levantamento feito no site do ICMBio, o total de áreas de RPPN no Brasil é de 515.589 hectares.

Saiba como criar uma RPPN clicando aqui e aqui.

Amazonas

O Amazonas possui 14 reservas particulares, que somam 879,8 hectares de área em quatro municípios. Detalhes, como a localização, podem ser encontrados aqui.

*Com informações do site do ICMbio
 

Publicidade
Publicidade