Domingo, 23 de Fevereiro de 2020
515.589 hectares

Brasil alcança marca de 600 reservas particulares do patrimônio natural criadas

Amazonas possui 14 reservas particulares, que somam 879,8 hectares de área em quatro municípios



IMG0017373224.JPG também é uma Reserva Particular do Patrimõnio Natural (RPPN), em plena zona urbana de Manaus: um local que poucos conhecem, mas que se revela como uma das principais responsáveis pela preservação do meio ambiente, no entorno do rio Negro naquela região (Foto: Clóvis Miranda)
29/04/2016 às 18:04

O Brasil tem, a partir de agora, 600 reservas particulares do patrimônio natural (RPPN). O número foi alcançado com a criação da RPPN Oásis Araripe, no município de Crato, no Ceará. A portaria que oficializa a criação da RPPN, assinada pelo presidente do ICMBio, Claudio Maretti, foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) no dia 27. A mais nova reserva particular tem área total de 50 hectares. 

RPPN é a única categoria de unidade de conservação que pode ser criada a partir da iniciativa do próprio dono da terra, segundo a Lei 9.985, que regula o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (Snuc). A responsabilidade pela gestão é dos proprietários, mas a supervisão é feita pelo ICMBio. 



Conforme levantamento feito no site do ICMBio, o total de áreas de RPPN no Brasil é de 515.589 hectares.

Saiba como criar uma RPPN clicando aqui e aqui.

Amazonas

O Amazonas possui 14 reservas particulares, que somam 879,8 hectares de área em quatro municípios. Detalhes, como a localização, podem ser encontrados aqui.

*Com informações do site do ICMbio
 


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.