Sexta-feira, 23 de Agosto de 2019
Amazônia

Câmara dos Deputados aprova proposta de criação da Anater

A Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural  deve agregar mais opções para que produtores rurais tenham acesso às tecnologias e pesquisas desenvolvidas no Brasil



1.gif Anater quer garantir maior alcance da ciência e da tecnologia aos produtores rurais
---
08/08/2013 às 10:43

Ampliar ainda mais o alcance das novas tecnologias para os produtores rurais de todo o país. Este é o objetivo da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater).  A proposta de criação da agência foi anunciada em junho de 2013 pela presidente Dilma Rousseff  e aprovada nessa quarta-feira(07) por unanimidade na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados.

No formato vigente hoje, as inovações tecnológicas geradas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), entidades privadas e universidades chegam a menos de 25% da agricultura brasileira. A expectativa do governo é que sob a gestão da Anater, este conhecimento alcance um número maior de produtores. Um exemplo da importância da aplicação da tecnologia é a produção de grão no Brasil que cresceu 173% entre as safras de 1990/1991 e 2011/2012, sendo que a área plantada aumentou em 36% no mesmo período.

Fazer com que a pesquisa e a tecnologia desenvolvidas nessas instituições chegue até o campo vai refletir no aumento da produtividade e renda das famílias que vivem no campo, além de ampliar o acesso da população rural brasileira às políticas públicas. Os serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) deverão respeitar diversidades sociais, econômicas, étnicas, culturais e ambientais de cada localidade.

A Agência será composta por um conselho administrativo formado pelos presidentes da Anater e da Embrapa, além de representantes do Poder Executivo e de quatro entidades de produtores rurais. O presidente e os diretores-executivos da Anater serão escolhidos e nomeados pelo presidente da República em exercício para um mandato de quatro anos, podendo ser exonerados a qualquer tempo.  

A expectativa é de que a proposta de criação da Anater seja votada em plenário já na próxima semana.


 

 

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.