Terça-feira, 23 de Abril de 2019
publicidade
b0530-99f.jpg
publicidade
publicidade

PROTEÇÃO

Cantora Marcia Novo se une a Caetano Veloso em mobilização pela Amazônia

Cantora participou de reunião convocada pelo compositor baiano para mobilizar artistas contra medidas do governo


30/08/2017 às 13:50

A cantora amazonense Marcia Novo se juntou a Caetano Veloso e outros artistas na campanha “Todos pela Amazônia”, que pretende combater as medidas recentes do governo federal que ameaçam áreas protegidas da região amazônica. Uma turma de músicos e cantores se reuniu na última segunda-feira (28) na casa do compositor baiano, no Rio de Janeiro, para alinhar as estratégias futuras. Uma delas é o lançamento da plataforma #342Amazonia, que estará disponível em breve no site 342amazonia.org e servirá como um meio para pressionar os congressistas.

“O Caetano convocou vários artistas para tratar de Amazônia. Já vinha me pronunciado sobre isso nas redes sociais e fui convidada para estar nessa reunião e fazer parte da campanha, que já conta com muita gente da música. Tive o privilégio de conhecer vários colegas”, conta Marcia Novo, que ainda deu uma palhinha da toada “Réquiem”, de Ronaldo Barbosa, e da música “Não mate a mata”, de Adelson Santos.

No encontro, a parintinense representou a região ao lado da amapaense Patrícia Bastos e do paraense Silvano Galvão. “Ainda não posso adiantar muito, mas a campanha vai ser bem bonita. Precisamos nos mobilizar, pintar a cara e irmos à guerra, porque a Amazônia pede socorro. Isso é só a ponta do iceberg. As decisões recentes que envolvem a Zona Franca de Manaus também são desfavoráveis para a Amazônia de um modo geral”, acrescenta Marcia.

Recapitulando

A mobilização da classe artística em torno do assunto começou na semana passada, quando o governo Temer extinguiu, por decreto, a Reserva Nacional do Cobre e Associados (Renca), entre o Pará e o Amapá, abrindo a porta para a mineração na região. A medida foi duramente criticada fora do País por entidades como o Greenpeace e passou a ser combatida por artistas como Marília Gabriela, Anitta, Dia Paes e Gisele Bündchen.

No início desta semana, o governo anunciou a revogação do decreto e a publicação de novas normas para controlar a mineração na antiga Renca, o que teoricamente permitiria a preservação do bioma e a redução de danos. Mas, segundo especialistas e ativistas, a decisão de manter a extinção da reserva ainda é motivo de alerta.
 

publicidade
publicidade
Inspirado no tucumã, estudante cria super-herói amazônico em Manaus
Presidiários do Amazonas começam a ser vacinados contra a gripe H1N1
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

publicidade
publicidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.