Segunda-feira, 01 de Junho de 2020
saúde

Casos de malária caem 29% na Região Amazônica, em 2015

Em 2014, foram registradas 22 mil notificações de casos da doença na região. Especialista relaciona a diminuição dos casos com a melhoria das moradias



pesquisa_malaria_gates_foundation.jpg
19/07/2016 às 16:45

Os casos de malária na região amazônica tiveram uma queda de 29% no ano passado, em relação a 2014, quando foram registradas 22 mil notificações. E entre os estados da região, o Maranhão se destaca. Nos últimos 15 anos, a redução da doença chegou a 71%, segundo o Ministério da Saúde.
 
Em entrevista à TV Brasil, o especialista em doenças infecciosas da Universidade Federal do Maranhão, professor Antônio Rafael da Silva, relaciona a diminuição dos casos com a melhoria das moradias no Estado, ao longo dos anos.

"Antigamente você andava no Maranhão e via que 50, 60% das casas era de palha. Hoje raramente você vê casa de palha. Isso é fundamental pra controle de uma doença que a transmissão é dentro de casa. E a casa precisa ter portas, paredes e janelas pra impedir que haja esse movimento", explicou o professor.
 
 




Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.