Terça-feira, 20 de Outubro de 2020
Castanha desidratada

Castanha da Amazônia desidratada vai ser carro chefe de Central de Beneficiamento localizada em Barcelos (AM)

No próximo dia 3 de março vai ser inaugurada a Central Comunitária de Beneficiamento de Castanha da Amazônia na comunidade localizada em Barcelos (AM)



1.jpg Castanha desidratada já teve primeiro teste de aceitação na Festa do Peixe Ornamental em Barcelos (AM)
29/02/2012 às 13:55

Produtores rurais que moram e trabalham no Rio Unini  têm motivos para comemorar a inauguração da Central de Beneficiamento: ela vai ter como carro chefe a Castanha da Amazônia do Unini, produto que é resultado de seis anos de trabalho que incluem desde a elaboração do projeto até os testes finais de produção.

A castanha desidratada passou por testes operacionais em janeiro de 2012 e foram produzidos 80 pacotes de 500 gramas de castanha desidratada e embalada a vácuo.



O resultado final foi tão bom que, em conjunto com as lideranças da Associação dos Moradores do Rio Unini (AMORU), decidiu-se levar o produto até Barcelos, onde entre os dias 27, 28 e 30 de Janeiro aconteceu o Festival do Peixe Ornamental, para mostrar e divulgar a Castanha da Amazônia do Unini. O recebimento e aceitação do produto foram muito animadores, pois além de presentear alguns pacotes para representantes institucionais, foi vendida uma boa quantidade do produto, mostrando o potencial comercial do produto.

A inauguração da Central de Beneficiamento é resultado também das parcerias feitas no projeto que conta com a participação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO), da Fundação Vitória Amazônica (FVA), da Associação dos Moradores do Rio Unini, e dos financiadores: Programa Áreas Protegidas da Amazônia (ARPA) do Ministério do Meio Ambiente, Fundo Nacional da Biodiversidade (FUNBIO), Fundação Moore, Cooperação Técnica da Alemanha (GIZ) e Conselho de Desenvolvimento Humano do Estado do Amazonas (CDH).


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.