Publicidade
Amazônia
PARTICIPAÇÃO

Cobertura colaborativa divulga atividades da Virada Sustentável Manaus em tempo real

Trinta voluntários de comunicação da Virada fizeram cobertura ao vivo das mais de 200 atividades espalhadas em toda a cidade com a hashtag #viremanaus 31/07/2017 às 18:19
Show voluntario   mindu   ariadner ester
Durante os dois dias de evento, os voluntários vestiram a camisa verde e abraçaram a causa sustentável
acritica.com Manaus

Em sua terceira edição em Manaus, a Virada Sustentável movimentou o final de semana da cidade com mais de 250 atividades gratuitas, em todas as zonas da cidade. O festival foi realizado pelo Instituto Virada Sustentável, com sede em São Paulo, em parceria com a Fundação Amazonas Sustentável (FAS) e 36 instituições sem fins lucrativos, e teve a participação de 300 voluntários.

Durante os dois dias de evento, os voluntários vestiram a camisa verde e abraçaram a causa sustentável com a proposta de virar Manaus em 14 pontos da cidade. E para contar as histórias e divulgar as atividades espalhadas pela cidade, a Virada contou com um grupo especial: os Voluntários de Comunicação. Trinta estudantes da área passaram os dois dias cobrindo as atividades da Virada, formando uma cobertura colaborativa que rendeu mais de 500 postagens nas redes sociais com a hashtag oficial do evento, #viremanaus.

A designer gráfico Priscila Vasco, 29, participou pela segunda vez do festival como voluntária da equipe de comunicação e destacou a importância da experiência. “Trabalho com fotografia há cerca de cinco anos e quando conheci a Virada decidi participar fazendo o registro fotográfico do evento. É surreal e muito gratificante. Você tem a oportunidade de conhecer pessoas novas, histórias de vida incríveis, e ainda fazer parte de um movimento em prol de uma cidade melhor. Com certeza, participarei das edições futuras”, afirmou.

Para a técnica em Rádio e TV, Ariadner Freitas, 20, a oportunidade de trabalhar como voluntária em sua área de atuação contribuiu para o aprendizado. “Foi incrível poder colaborar com um evento tão importante fazendo aquilo que gosto, ao lado de outros profissionais e estudantes da área. Todo mundo se ajudando, ensinando e aprendendo. É um desafio falar de sustentabilidade de uma forma que alcance a todos públicos, desde crianças a idosos, e sensibilize as pessoas para essa causa. Levarei essa experiência para a vida toda”, disse.

Além de postarem em suas próprias redes sociais, o conteúdo gerado pelos voluntários também foi publicado em todas as redes sociais oficiais do evento e nos canais da FAS, com a hashtag de Tempo Real da Virada, #TRVirada.

Repórter da Floresta

Quem acompanhou as redes sociais da Virada para conferir a programação pode conhecer também uma repórter especial: Odenilze Ramos, 20. Estudante do ensino médio na comunidade de Tumbira, a 74 km de Manaus, Odenilze foi responsável pelas lives nas redes sociais da FAS durante as principais atividades do evento. A jovem faz parte do projeto Repórteres da Floresta, desenvolvido pela FAS em parceria com a Samsung em comunidades do interior do Amazonas, e veio para Manaus exclusivamente para participar da Virada.

“Já tive a experiência de escrever e tirar fotos para matérias, mas de ser repórter e falar ao vivo foi a primeira vez”, comenta. Odenilze foi acompanhada pela equipe de comunicação da FAS durante a cobertura da Virada, mas confessa que o nervosismo foi grande: “No começo fiquei um pouco nervosa, falar ao vivo dá um pouco de medo. Mas depois fui me divertindo. Quem sabe um dia eu apresento um jornal de verdade”, finalizou.  

Sobre a Virada

Considerado o maior festival do Brasil em prol da sustentabilidade, a Virada Sustentável Manaus promoveu cerca de 250 atividades gratuitas em todas as zonas da capital amazonense, mobilizando a população para a melhoria da cidade. O festival foi realizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura, em parceria com o Ministério da Cultura e correalização do Instituto Virada Sustentável, localizado em São Paulo, e da Fundação Amazonas Sustentável (FAS), com produção da empresa Iaí Promoções e parceria com um conselho criativo formado por 36 instituições sem fins lucrativos.

Publicidade
Publicidade