Publicidade
Amazônia
ATIVIDADES

Colégio de Manaus comemora Festa Anual das Árvores da Região Norte e Nordeste

Até o dia 7 de abril, os alunos do Colégio Martha Falcão participam de uma série de atividades que tem como propósito principal despertar a conscientização ambiental 30/03/2017 às 17:38
Show martha
(Foto: Divulgação)
acritica.com Manaus (AM)

A partir desta semana, o Colégio Martha Falcão dá início às comemorações da Festa Anual das Árvores da Região Norte e Nordeste. Até o dia 7 de abril, os alunos participam de uma série de atividades que tem como propósito principal despertar a conscientização ambiental e incentivar a mudanças de atitudes sustentáveis deste a infância. “De forma lúdica, elas compreendem desde cedo a sua contribuição na construção de um mundo melhor”, afirma a diretora das Instituições Nelly Falcão de Souza (INFS), Nelly Falcão de Souza.

A educadora destaca que toda criança precisa de contato com a natureza para crescer e se desenvolver de maneira saudável. “E as crianças não são as únicas beneficiadas, pois os pais acabam participando, aprendendo e passam a realizar mais atividades ao ar livre”, comenta a professora Nelly.

A Festa Anual das Árvores da Região Norte e Nordeste já é realizada há anos na instituição e surgiu em comemoração Dia da Árvore. Enquanto nas demais regiões do país a data é celebrada no dia 21 de setembro, nos estados do Norte e Nordeste é comemorada no dia 24 de março, em razão da diversidade climática.

Programação da Festa

Aulas passeio no Parque do Mindu, plantio de mudas, campanha de sementes frutíferas, exposições de Árvores da Amazônia e degustações de frutas típicas da região fazem parte da programação do evento, que celebra o legado deixado pela patrona da instituição, Martha Falcão, que é considerada uma pioneira das causas ambientais e foi reconhecida em todo o Brasil por sua dedicação, como professora e cientista, à preservação da Amazônia.

Entre os destaques, a partir desta quinta-feira (30), a escola passará a incluir, no seu calendário, o “Dia da Fruta”. Assim, toda a semana a meninada passará a trazer de casa sua fruta preferida e que será compartilhada com os colegas de classe. A intenção é proporcionar experiências com a comida, em que os alunos reconhecem a cor, a textura, o sabor e o cheiro dos alimentos.

“Iremos colocar todas as frutas numa mesa e as crianças serão convidadas a provar. Além disso, elas também receberão informações nutricionais, como por exemplo, ficarão sabendo que a laranja que é rica em vitamina C e ajuda a aumentar a imunidade”, disse a coordenadora pedagógica, Ana Gláucia Glaudino.

Já na sexta-feira (31), outra atividade que fará parte da Festa Anual das Árvores da Região Norte e Nordeste será a inauguração do Viveiro Martha Falcão para produção de mudas frutíferas da Amazônia para experimentos da horta vertical e caseira. O espaço educativo, além de aproximar as crianças da natureza, ainda resgata espécies nativas e desperta a curiosidade dos pequenos sobre a diversidade da flora regional.

Publicidade
Publicidade