Publicidade
Amazônia
Educação ambiental

Colégios da PM em Manaus fazem coleta de recicláveis durante campanha

Alunos e professores vão arrecadar latas de alumínio e garrafas pet para depositar nas próprias unidades de ensino como forma de contribuir com a preservação do meio ambiente 23/05/2016 às 21:09 - Atualizado em 24/05/2016 às 09:29
Show 1046590
A ação faz parte da campanha que marca os 11 anos de criação do comando de Policiamento Ambiental e do Batalhão Ambiental do Amazonas (Foto: Winnetou Almeida)
Isabelle Valois Manaus

Nos próximos sete dias, alunos dos Colégios Militares da Polícia de Manaus (CMPM) irão arrecadar latas de alumínio e garrafas pet para depositar nas próprias unidades de ensino como uma forma de contribuir com a preservação do meio ambiente.

A ação faz parte da campanha ecológica que marca neste mês os 11 anos de criação do comando de Policiamento Ambiental, do Batalhão Ambiental do Amazonas e o Dia Mundial do Meio Ambiente, que se comemora na primeira semana de junho.

A campanha faz parte do programa “Vitória-Régia”, desenvolvido no sistema de educação das escolas militares. Esta será a segunda edição da campanha nas unidades escolares, coordenada pelo tenente coronel Roberto Araújo. Todo o material arrecadado será repassado para associações de reciclagem.

Participam da campanha oito escolas militares e, para incentivar os alunos, o tenente-coronel informou que a turma que arrecadar o maior número de materiais receberá como prêmio um passeio ecológico, além de muita diversão e atividades escolares. “Além do passeio para turma, o aluno que tiver a melhor arrecadação irá receber um diploma de ‘Protetor Ambiental, além dos méritos do destaque’”, informou o tenente coronel Araújo.

A arrecadação será feita todos os dias pelos alunos e computadas por representante da escola. Para a campanha ecológica, serão disponibilizadas sacos estilo “bags”, que ficarão nas escolas até o final da campanha.

Petrópolis

A primeira unidade que inicia as atividades é o CMPM de Petrópolis, na Zona Sul. O tenente-coronel César Gomes, responsável pela gestão do colégio, informou que durante esses 10 dias a unidade irá reforçar o incentivo das atividades com os alunos. “É importante os alunos terem essa conscientização da educação ambiental. Esta não é a única atividade que realizamos que envolve o tema ambiental, mas as unidades trabalham bem na disciplina, pois é assim que os alunos desenvolvem a cultura e educação ambiental”, disse.

Para o tenente-coronel, a campanha de coleta dos pets e alumínio, além de mobilizar toda a escola – alunos, professores, pedagogos, entre outros, incentiva a sociedade em geral. “Essa campanha é muito importante, pois mobiliza não só a escola, mas todo o círculo social dos alunos, já que eles trazem de casa as garrafas e as latas, conscientizando parentes e amigos para que façam a separação destes materiais, tornando-se multiplicadores da ideia da coleta seletiva e da necessidade de se reciclar esses materiais”, explicou.

‘Vitória-Régia’

Além das campanhas nos Colégios Militares da Polícia de Manaus, os projetos do programa Vitória-Régia também incentivam as atividades nas unidades públicas (municipal e estadual) e ainda em unidades de escolas particulares da capital.

Publicidade
Publicidade