Domingo, 22 de Setembro de 2019
EM RESPOSTA

‘Conciliamos desenvolvimento com conservação’, diz Wilson Lima

Declaração do Governador do Amazonas ocorre após Bolsonaro ter dito que alguns governadores do Norte são ‘coniventes’ com o desmatamento. Estado possui a maior área de floresta nativa preservada entre os estados do Norte



show_wilson-lima-governador_E9D5F035-8C21-4B74-847F-1DC978600AE7.jpg Foto: Arquivo AC
21/08/2019 às 17:00

Após a declaração de Jair Bolsonaro à imprensa, nesta quinta-feira (21), em que o presidente afirmou que governadores da região Norte são “coniventes” com o aumento do desmatamento e de queimadas na Amazônia, o governador do Amazonas, Wilson Lima, respondeu que trabalha em conjunto com o Governo Federal no desenvolvimento de ações para frear o desmatamento e diminuir foco de queimadas.

“O governo do Amazonas tem mantido diálogo permanente com o Governo Federal, discutindo soluções para frear ações ilegais de desmatamento”, disse Lima. O governador destacou, ainda, o desenvolvimento de políticas que não afetam o equilíbrio da floresta.

“Trabalhamos conjuntamente [com o Governo Federal] na construção de políticas públicas que conciliem o desenvolvimento econômico e social com a conservação da Amazônia", afirmou o governador do Amazonas.

Fiscalização eficiente

No dia 2 de agosto, o Governo do Estado decretou situação de emergência após detectar tendência de crescimento no número de focos de calor, sobretudo no Sul do Amazonas.  Com isso, o Governo criou uma força-tarefa para ampliar as ações de controle e implantou um sistema digital, que cruza dados sobre alertas de desmatamento e empreendimentos cadastrados nos órgãos ambientais estaduais, para tornar a fiscalização mais eficiente.

O Governo criou, ainda, um gabinete de crise para intensificar o diálogo com outros órgãos de controle ambientais. O Gabinete mantém a interlocução com o Comitê Estadual de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais, Controle de Queimadas e Monitoramento da Qualidade do Ar, que funciona regularmente ao longo do ano.

Repórter

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.