Publicidade
Amazônia
Amazônia

'Dia de Mobilização pelo Sauim-de-coleira' pede criação de corredor ecológico em Manaus

O evento foi criado na rede social Facebook pelo movimento Ficha Verde e deve ocorrer neste sábado (5). A programação conta com shows musicais, graffiti, oficinas e outras atividades 03/12/2015 às 13:25
Show 1
Segundo o movimento Ficha Verde, o sauim-de-coleira é uma espécie que só existe na região metropolitana de Manaus e é uma das espécies mais ameaçadas de extinção da Amazônia
isabelle valois Manaus (AM)

No próximo sábado (5), movimentos e organizações não governamentais realizam o "Dia de Mobilização pelo Sauim-de-coleira". O evento está agendado para iniciar às 15h30 com programação até as 21h e acorre no Jardim da Lenita, 1.643, localizado na avenida Efigênio Sales, Zona Centro-Sul de Manaus, próximo ao Ministério Público Federal (MPF).

O evento foi criado na rede social Facebook pelo movimento Ficha Verde e até o momento mais de 170 pessoas confirmaram presença. A idéia da mobilização em Manaus é em prol da criação do corredor ecológico de Saium. A programação contará com muita música, graffiti, oficinas e outras atividades.

Na página do evento, o movimento Ficha Verde explica o motivo da mobilização: “O macaco sauim-de-coleira é uma espécie que só existe na região metropolitana de Manaus. E exatamente por isso é uma das espécies mais ameaçadas de extinção da Amazônia. No entanto, ações para impedir a extinção do sauim ainda podem ser tomadas”, detalhou o movimento.

De acordo com eles, uma proposta técnica da criação de um corredor ecológico, que liga o igarapé do Mindú até a Reserva Ducke foi entrega a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Manaus (SEMMAS) no mês de novembro. Mas ainda falta o prefeito de Manaus Arthur Virgílio (PSDB) assinar o decreto de criação do corredor.

O movimento afirme em ser a ação mais urgente a ser executada. “Vamos mobilizar a sociedade manauara, pintar a cidade e mostrar o nosso apoio”, reforçou o Ficha Verde.

O símbolo da campanha é o sauim-de-coleira, primata que só ocorre numa pequena área do estado do Amazonas, em parte dos municípios de Manaus, Rio Preto da Eva (a 57 quilômetros da capital) e Itacoatiara (a 176 quilômetros da capital). Ele encontra-se criticamente ameaçado de extinção devido ao desmatamento e fragmentação do seu hábitat natural.

PROGRAMAÇÃO

Durante todo o dia - graffiti com o artista Raiz Campos

Atrações musicais:

17h - República Regional
18h - Nattus Triballia
19h - Jander Manauara e DJ Carapanã
20h - Cabocrioulo Banda
21h - Franco

Publicidade
Publicidade