Publicidade
Amazônia
Amazônia

Eclipse de uma super lua encantou Manaus neste domingo (27); o próximo, só em 2033

O eclipse será total e deve durar 1 hora e 12 minutos. A lua deve ficar avermelhada, por ser atingida pela passagem da luz solar através da atmosfera da Terra, no fenômeno natural popularmente denominado como "lua de sangue". O eclipse de uma super lua é muito raro e só deve ocorrer de novo em 2033 28/09/2015 às 00:27
Show 1
Super Lua vista do Centro Histórico de Manaus
Isabelle Valois Manaus (AM)

GALERIA DE IMAGENS

Acontece neste domingo (27) um fenômeno natural duplo da lua que deve encantar aqueles que olharem para o céu limpo entre 21h e 1h. Esta é a sexta vez desde o início do século 20 em que será possível presenciar o fenômeno conjunto do eclipse lunar e a super lua, ao mesmo tempo. As outras vezes ocorreram em 1910, 1928, 1946, 1964 e 1982. O eclipse lunar é quando o Sol, a Terra e a lua ficam em uma linha reta ao mesmo tempo, tendo o planeta ao meio. Super lua é o dia em que o satélite fica mais perto da Terra, no fenômeno conhecido como peringeu.

No peringeu a lua fica cerca de 363 mil quilômetros de distância da Terra, como hoje, e deve parecer 14% maior e 30% mais brilhante do que quando ocorre o apogeu (período em que a lua fica mais distante da Terra). No apogeu, por exemplo, o satélite fica cerca de 405 mil quilômetros distante do nosso planeta azul. A lua não produz sua própria luz, mas brilha porque a sua superfície reflete os raios do sol. O eclipse lunar ocorre quando os raios do sol a terra e a lua estão alinhados, para formar uma linha reta exata ou quase exato com a Terra no meio. 

Neste alinhamento, a Terra lança seu assombreamento sobre a superfície da lua, que temporariamente não recebe luz solar. A sombra da terra é feita de uma parte externa chamada de penumbra, uma parte central mais escura chamada de umbra e o untubra que é uma parte sombreada localizada mais a frente da umbra.

Hoje, o eclipse será total - o que significa que a lua vai entrar completamente na umbra, em um período que deve durar 1 hora e 12 minutos. A lua não deve ficar completamente escura, mas sim avermelhada, por ser atingida pela passagem da luz solar através da atmosfera da Terra, no fenômeno natural popularmente denominado como "lua de sangue".

O eclipse de uma super lua é muito raro e só deve ocorrer de novo em 2033. Ele será visto em algumas partes da América do Norte, toda a América do Sul, na Europa e na África, mas será pouco visível no leste da Ásia, continente que inclusive já registrou o fenômeno duplo.

Uma equipe de A Crítica acompanha o fenômeno do alto da torre de pesquisa da Reserva Florestal Adolpho Ducke, na Zona Norte de Manaus, a 42 metros do chão. Lugares onde há poucas nuvens no céu prometem ser melhores para a observação.

Cronograma

20h11 – Inicio Eclipse Lunar Penumbral

21h07 - Inicio Eclipse Lunar Parcial

22h11 – Inicio Eclipse Lunar Umbral

22h47 – Eclipse Lunar Total

23h23 - Final Eclipse Lunar Umbral

00h27 - Final Eclipse Lunar Parcial

01h22 – Final do Eclipse Lunar Penumbral


Publicidade
Publicidade