Sábado, 24 de Julho de 2021
Amazônia Limpa

Entidades lançam projeto de conscientização e limpeza de rios em Manaus

Neste sábado (5), o projeto Amazônia Limpa realiza a limpeza dos rios do Tarumã-Açu, na Zona Oeste de Manaus. Os interessados podem se inscrever gratuitamente.



unnamed__2__97E03997-5348-42F9-9A01-9156CC95ED1B.jpg Foto: Reprodução/Internet
04/06/2021 às 16:10

O tema do Dia Mundial do Meio Ambiente deste ano é Restauração de Ecossistemas. E para comemorar esta data globalmente conhecida, a empresa Gaia One Digital e o Instituto 2 Rios promoverão neste sábado (5), o primeiro evento do projeto socioambiental, Amazônia Limpa, que será de limpeza dos rios do Tarumã-Açu, zona oeste de Manaus. O ponto de concentração será as 8h30 na Marina Águas Claras, no bairro Tarumã (com acesso por via terrestre e fluvial), e os interessados podem se inscrever gratuitamente pelo e-mail amazonialimpa.eusou@gmail.com ou na rede social oficial do evento (instagram @amazonialimpa). 

“O processo de inscrição é simples e rápido, e temos duas modalidades de participantes. O primeiro é o que quer apenas participar do evento, então basta que ele ou ela, se inscreva através dos nossos canais oficiais. A segunda modalidade é a pessoa que além de participar, quer adquirir o kit Amazônia Limpa. Essa deve no ato da inscrição, informar sobre o interesse”, informou a diretora da Gaia, Caroline Rocha. O kit está no valor de R$ 50 reais e conta com uma ecobag, camisa e boné personalizados do evento. “Todo o valor arrecadado será revertido para associações de catadores de lixo”, frisou a diretora. 



“O evento, que no primeiro momento é simbólico, representa muito mais que uma ação, que deveria ser obrigação de todos, que é jogar lixo no lixo e não nos rios, mas é um momento também para nos questionarmos e conscientizarmos, sobre o que queremos para o nosso futuro e como fazer para chegar do jeito que queremos estar e deixar também para as nossas futuras gerações. Precisamos enter que a construção do futuro é agora”, destacou o presidente do Instituto 2 Rios, Tiago Bezerra. 

Os organizadores ressaltam que o evento seguirá todos os protocolos de segurança recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). 

Dados

O Brasil gera por ano 80 milhões de toneladas de lixo e apenas 4% são reciclados, segundo dados da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe). Em Manaus, a taxa de reciclagem é ainda menor, 2,2%, conforme a Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp).

Comparado com outros países, o Brasil está muito longe de ter um percentual de reciclagem satisfatório. A Alemanha, Bélgica e Suíça, por exemplo, possuem índice acima de 50%.

Diante dessa e de outras realidades relacionadas a isso, o Instituto 2 Rios foi criado. “Foi exatamente nessa ideia de diminuir o volume  de resíduos sólidos despejados pelo homem nos igarapés e rios de Manaus”, destacou Tiago. Segundo dados da Prefeitura de Manaus, na primeira quinzena de maio, foram retirados mais de 600 toneladas de lixos nos igarapés da capital amazonense.

“Nós acreditamos único caminho para preservar nossos rios e igarapés, além dos esforços aplicados em campanhas de limpeza, é inserir uma cultura ambiental para que o cidadão compreenda que jogar lixo na rua é tão errado quanto avançar o sinal vermelho ou atravessar fora da faixa de pedestre”, ressaltou Tiago, destacando o foco do projeto Amazônia Limpa. “Recolher o lixo, mas conscientizar a população também que a melhor opção é jogar lixo na lixeira”, lembrou o organizador.

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.