Publicidade
Amazônia
promessa

Em nova promessa, presidente do Ibama afirma liberar licença da BR-319 até sexta (1º)

Os reparos foram embargados em outubro do ano passado e, desde novembro, o Departamento Nacional de Infraestrutrura de Transportes (Dnit) aguardava decisão da Justiça 31/03/2016 às 06:10 - Atualizado em 31/03/2016 às 09:39
Show br319
A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB) considerou a autorização para o licenciamento uma grande vitória
Antônio Paulo Brasília (DF)

O licenciamento das obras de manutenção da BR-319 (Manaus-Porto Velho) sai até a próxima sexta-feira (1 de abril). A garantia é da presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Marilene Ramos, que participou nesta quarta-feira (30) de audiência pública na Comissão de Infraestrutura e Serviço do Senado. Com a licença do órgão ambiental, o Departamento Nacional de Infraestrutrura de Transportes (Dnit) vai determinar a retomada dos trabalhos de manutenção no chamado trecho do meio (entre os quilômetros 250 e 655,7) da BR-319.

Os reparos foram embargados em outubro do ano passado e, desde novembro, o Dnit aguardava decisão da Justiça. No início de março, o governador José Melo (Pros) desfez o impasse sobre o licenciamento quando concordou que a autorização fosse dada pelo Ibama e não mais pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam).

Quanto ao licenciamento para a pavimentação do trecho, Marilene Ramos disse que espera ainda este ano concluir o projeto “para que o Dnit possa, para o próximo ano, licitar e contratar essas obras”.

A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB) considerou a autorização para o licenciamento uma grande vitória. “Isso nos dará a possibilidade de trafegarmos com segurança em uma estrada que, no último dia 27, completou 40 anos”.

Participação do Exército

O comandante da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, general Ricardo Augusto Ferreira Costa Neves, disse que precisa de amparo legal para ajudar na fiscalização da BR-319, mas garantiu que o Exército tem condições de fazê-lo. O Exército é parceiro do Dnit em diversas rodovias, inclusive na BR-319.

Publicidade
Publicidade