Publicidade
Amazônia
Amazônia

Em pleno 'inverno amazônico', rio Negro desce 40 centímetros ao longo de 13 dias de fevereiro

A última vez que o rio Negro passou por uma variação como essa foi em 2007, quando desceu 20 centímetros entre os meses de fevereiro e março. O rio Negro também passou por essa variação em 2006, 2004, 2002 e 1995. Porém, para especialista, o fenômeno ainda é considerado normal 16/02/2016 às 15:57
Show 1
Sr. Valderino mostra a marca do rio Negro em Manaus
Isabelle Valois Manaus AM)

Nesta terça-feira (16), o rio Negro desceu mais quatro centímetros, totalizando 40 centímetros de descida das águas nos últimos 13 dias consecutivos, em pleno período de enchente. O fenômeno, apesar de raro, é considerado normal para o chefe do Serviço de Hidrologia do Porto de Manaus, Valderino Pereira da Silva. Segundo ele, o fato ocorreu em outros anos neste mesmo período, entre fevereiro e março, e ele espera que o rio retorne a subir nos próximos dias.

A última vez que o rio Negro passou por uma variação como essa foi em 2007, quando desceu 20 centímetros entre o segundo e terceiro mês do ano. O rio Negro também passou por essa variação nos anos de 2006, 2004, 2002 e em 1995.

“Por enquanto esse fenômeno não é uma grande novidade, até porque sabemos que estamos com falta de chuva na região ocasionado pelo El Niño. Será preocupante se, por acaso, o rio não voltar a encher, mas acredito que isso não venha acontecer”, disse Valderino.

De acordo com Valderino, a subida das águas deve seguir neste ano até os meses de junho ou julho. “Não sei como deve ficar, mas muita coisa pode ocorrer nesse meio tempo, até por causa da presença do El Niño. Precisamos acompanhar de perto cada fenômeno que acontece no rio Negro”, reforçou.

Subida e descida

O rio Negro começou a descer desde o dia 4 de fevereiro. Na última segunda-feira (1%), desceu 5 centímetros, a maior descida deste mês. Desde o dia 12, o rio Negro vem descendo 4 centímetros por dia - a diferença foi só nesta segunda, mas o fluxo retornou ao normal nesta terça (16), quando desceu 4 cm.

No dia 16 de fevereiro do ano passado, o rio Negro subia 6 centímetros e estava com 24,43 metros. Entre os treze dias consecutivos, no período de 2015, o rio havia subido 78 centímetros desde o dia 4 de fevereiro.

Publicidade
Publicidade