Publicidade
Amazônia
Processo seletivo Embrapa

Embrapa Amazônia Ocidental abre processo seletivo para novas bolsas de Iniciação Científica

As inscrições podem ser realizadas a partir desta segunda-feira (19) e se estendem até o próximo dia 26 de agosto 17/08/2013 às 16:31
Show 1
Inscrições para processo seletivo iniciam na segunda(19)
acritica.com * Manaus

 Estudantes que estão entre o 2º e o penúltimo períodos da graduação têm uma nova oportunidade para ingressar no Programa de Iniciação Científica da Embrapa Amazônia Ocidental (Manaus/AM). A Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária lançou, nesta quinta-feira (15/08/2013), o edital de seleção complementar para oferecer mais dez bolsas de iniciação científica, além das 41 que já haviam sido disponibilizadas para o período 2013-2014.

As inscrições podem ser realizadas a partir desta segunda-feira (19) e se estendem até o próximo dia 26 de agosto. Os interessados em concorrer à bolsa de pesquisa podem acessar o edital, com toda a normativa que orienta o processo seletivo, através de link constante na página principal do site da Embrapa Amazônia Ocidental (www.cpaa.embrapa.br). O formulário de inscrição e o plano de trabalho também estão disponíveis no mesmo endereço.

O Programa, que recebe acadêmicos provenientes de instituições públicas e privadas, conta com pesquisadores-orientadores nas seguintes áreas: entomologia, horticultura, sistemas agroflorestais e recuperação de áreas degradadas, melhoramento genético da seringueira, agroecologia, sociologia rural, fitopatologia, recursos genéticos da mandioca, gestão ambiental e recursos genéticos e melhoramento genético do dendezeiro.

 Os estudantes interessados em participar do processo seletivo podem esclarecer dúvidas através do Setor de Gestão de Pessoas da Embrapa Amazônia Ocidental, com a analista Deise Maria Pessoa de Souza. O telefone para contato é (92) 3303 7853 e o e-mail é deise.souza@embrapa.br.

Apoio

As novas bolsas de Iniciação Científica são disponibilizadas através de apoio da Fapeam (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas), que coordena há dez anos o Paic/AM (Programa de Apoio à Iniciação Científica do Amazonas). Através deste projeto, a Fapeam já investiu cerca de R$ 40 milhões em bolsas de pesquisa que beneficiaram mais de nove mil estudantes.

A pesquisadora da Embrapa Amazônia Ocidental e presidente do Comitê Interno de Bolsistas e Estagiários (Cibe), Regina Quisen, ressalta a importância que o Programa de Iniciação Científica tem para os estudantes. “A Iniciação Científica é um instrumento que permite introduzir na pesquisa científica estudantes de graduação, colocando-os desde cedo em contato direto com a atividade científica. Caracteriza-se como instrumento de apoio teórico e metodológico à realização de um projeto de pesquisa e constitui um canal adequado de auxílio para a formação do aluno”, destacou. 

*Com informações da Embrapa


Publicidade
Publicidade