Segunda-feira, 30 de Novembro de 2020
AUSENTE

Encontro com a Frente Parlamentar Ambientalista acontece sem Mourão

Apesar de convidado para a reunião que discute o plano de combate ao desmatamento na Amazônia, o vice-presidente e líder do Conselho da Amazônia não compareceu, já que havia sido convocado para outra reunião com Bolsonaro



Mour_o-desmatamento-INPE_8A5B91EC-F3B1-4089-A9CC-E04C1CCDF18D.jpeg Foto: Reprodução/Internet
17/06/2020 às 11:07

O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, não compareceu ao encontro com a Frente Parlamentar Ambientalista que reuniu deputados, senadores e ambientalistas para discutir o plano de combate ao desmatamento na Amazônia.

Durante o encontro virtual, realizada na manhã desta quarta-feira (17), a coordenadora da sessão, senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA), que havia efetuado o convite, justificou a ausência pois, de acordo com a chefia de gabinete de Mourão, ele havia sido convocado para uma reunião com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e uma nova data seria agendada ainda para este mês, até o final do dia.



O vice-presidente está hoje à frente do Conselho da Amazônia, um órgão colegiado que tem a missão de coordenar ações conjuntas com diversos setores do poder público relacionadas à Amazônia Legal, além de propor políticas relacionadas à preservação, à proteção e ao desenvolvimento sustentável.

“Ele está numa posição estratégica no Conselho da Amazônia e eu acho que nós precisamos conversar com ele sentir dele mais quais as ações e como nós poderemos dar, claro, essa contribuição em relação do desmatamento da Amazônia e a reativação do Fundo da Amazônia que é muito importante para aquilo que nós defendemos, que é a preservação da Amazônia”, comunicou a parlamentar durante a videoconferência.

O conselho também visa assegurar a ação integrada entre União, estados, municípios, sociedade civil e setor privado na proteção à floresta e a reunião transmitida pela pelo Youtube, Facebook e Instagram da Frente Parlamentar teve o intuito, justamente de promover, um diálogo entre os atores da preservação ambiental.

As questões relativas à Amazônia estão no centro do debate político nacional, principalmente no mês de junho verde, em alusão à preservação ambiental. Somente no mês de maio deste ano o desmatamento na região amazônica cresceu 34%, de acordo com o último levantamento divulgado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Dentre as pautas da reunião, foi questionada a ineficácia do Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles e a falta de transparência sobre as ações do plano Nacional de Combate ao Desmatamento que foi divulgado no Twitter do vice-presidente, mas não consta no site do Ministério do Meio Ambiente.

Foi abordada também a instauração da operação das Forças Armadas por meio de Garantia da Lei e da Ordem (GLO). Para a ex-presidente do Ibama, Suely Vaz  “esse modelo não resolve a fiscalização ambiental, ele atua na força em regiões determinadas, é muito caro e na hora que ele sai o ilícito volta”, enfatizou.

Exepcionalmente nesta sessão on-line fizeram-se presentes os parlamentares integrantes da Frente Ambientalista das duas casas legislativas federais, Senado e da Câmara dos Deputados, e ainda representantes de entidades ambientais como o idealizador do projeto MapBiomas, Tasso Azevedo, o fundador da consultoria Imzon, Betto Veríssimo e o presidente da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), Marcelo Brito.

News giovanna 9abef9e4 902c 428b a7c8 c97314664fb7
Repórter
Repórter de A CRÍTICA. Sempre em busca de novos aprendizados que somente uma boa história pode trazer.

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.