Terça-feira, 22 de Outubro de 2019
DESASTRE NATURAL

Estiagem deixa quatro municípios da calha do Rio Madeira em 'Estado de Alerta'

Até o momento, 15 municípios do Amazonas estão em Estado de Alerta. Humaitá, Manicoré, Apuí e Novo Aripuanã entraram na lista nesta quinta (11) e podem evoluir para Situação de Emergência



estiagem_humait_.jpg Estiagem tem afetado gravemente o município de Humaitá (Foto: Divulgação)
11/08/2016 às 16:33

A Defesa Civil do Amazonas emitiu nesta quinta-feira (11) “Estado de Alerta” para quatro municípios da calha do Rio Madeira por conta da estiagem no Amazonas. Humaitá, Manicoré, Apuí e Novo Aripuanã foram incluídos na lista de municípios monitorados pelo órgão. Segundo a Defesa Civil, o Estado de Alerta é o segundo estágio de um desastre, que pode evoluir para uma Situação de Emergência.

Até o momento, 15 municípios do Amazonas estão em Estado de Alerta e dois em Estado de Atenção.



De acordo com o secretário executivo da Defesa Civil, coronel Fernando Pires Júnior, o órgão tem orientado as prefeituras quanto aos procedimentos preparatórios de resposta para um possível agravamento do desastre natural. Isso, segundo ele, envolve um levantamento de dados sobre as necessidades específicas da população, bem como o levantamento de ações governamentais (estadual e federal).

Em Apuí, por exemplo, três dos nove bairros do município (São Sebastião, Cachoeirinha e Vila Nova), que estão com o abastecimento de água comprometido, estão sendo atendidos com carros-pipa.

Na avaliação do Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil do Estado (CEMOA), a situação dessa calha, que está em período de estiagem natural, foi potencializada por uma massa de ar seco que inibiu a ocorrência de chuvas nessa região. O órgão tem como base os dados oficiais do Sistema de Proteção da Amazônia (SIPAM).

Na próxima semana, a Defesa Civil do Amazonas informou que enviará três equipes de técnicos para avaliação do cenário nas calhas do Juruá, Purus e Madeira.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.