Meio Ambiente

Evento debate conservação dos recursos hídricos no Dia Mundial da Água

Nesta edição de 2021, o evento será online e receberá três pesquisadores que atuam diretamente em trabalhos sobre o tema no Amazonas

Portal A Crítica
19/03/2021 às 20:28.
Atualizado em 22/03/2022 às 15:26

(Registo da nascente do Igarapé do Mindu, ainda conservada, porém sofrendo pressão, devido ao parque está situado em zona urbana (Foto: Divulgação Nupesam)))

Pesquisadores e integrantes do Núcleo de Pesquisa em Sustentabilidade na Amazônia (Nupesam), vinculados ao Instituto Federal do Amazonas (IFAM – Campus Manaus Centro) promovem, nesta segunda-feira, 22 de março, Dia Mundial da Água, um ciclo de palestras para colocar a temática em evidência e chamar a atenção para a conservação dos recursos hídricos. Por conta da pandemia, o evento deste ano será online, a partir das 18h30h, com transmissão ao vivo pela Página do Nupesam no YouTube.

“A importância do debate junto à sociedade e autoridades se dá principalmente nessa data (22 de março) que foi um dia escolhido pela Organização das Nações Unidas, em 1992, de forma a ampliar a discussão desse tema tão importante para todos nós. A água é um recurso essencial para a sobrevivência de todos os seres vivos. Quem nunca passou algum problema por conta de interrupção no abastecimento de água? É um caos total quando isso acontece. Inclusive, é um dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS número 6 – Água potável e saneamento) com o qual todos os países se comprometem em ‘até 2030, alcançar o acesso universal e equitativo a água potável, garantindo a disponibilidade e manejo sustentável da água e saneamento para todos’”, ressalta o vice-líder do Nupesam/Ifam, Engenheiro Florestal e Doutorando em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia, Álefe Viana.

Programação

Nesta edição de 2021, o evento receberá três pesquisadores que atuam diretamente em trabalhos de pesquisas no tema: o professor Flávio Wachholz, do Curso de Geografia da Universidade do Estado do Amazonas e do Mestrado Profissionalizante de Gestão e Regulação dos Recursos Hídricos (ProfÁgua-UEA), que discutirá sobre “O crescimento urbano de Manaus e os desafios na gestão de recursos hídricos”; a professora mestra Solange Batista Damasceno, que é Bióloga e doutoranda em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia pela Ufam, e que apresentará sobre “As três faces da Bacia do Tarumã-Açu: urbana, periurbana e rural”; e a professora Mayra Rejane Mendonça,  graduada em Direito e em Engenharia de Pesca e mestranda em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos pela Universidade do Estado do Amazonas, trazendo o tema “Gestão das bacias hidrográficas urbanas e a importância dos ambientes ciliares: O caso do Puraquequara”.

As inscrições podem ser feitas no link https://www.even3.com.br/agua2021/. Todos os participantes receberão certificado com carga horária de 4 horas, disponibilizados digitalmente pela plataforma de inscrição.

“Temos um compromisso com a população e a comunidade científica de trazer esse debate para que possamos assim, colocar a temática em evidência, de forma a chamar a atenção para a conservação dos recursos hídricos, partindo do pressuposto: ‘Se temos um planeta terra em sua maior parte composta por água, como não temos água suficiente para sustentar todo o mundo?’. Logo, abordar os ‘problemas, soluções e perspectivas’ está diretamente relacionado com a falta de cuidado das cidades (poder público, população e entes privados) para com os recursos hídricos. Água é um direito de todos!”, completa Álefe Viana.

Saiba Mais:

O planeta Terra tem 2/3 de sua superfície ocupados por água - são aproximadamente 360 milhões de km2 de um total de 510 milhões. Entretanto, 97,5% da água disponível no planeta são salgadas. Desses 2,5% disponíveis em "água doce", temos cerca de 69% em gelo e calotas polares e uma menor parte ainda em água disponível no estado líquido (cerca de 31%). É como se apenas 31% desse pequeno percentual de 2,5% estivesse na forma em que “poderíamos” consumir de fato. 

Serviço

O quê: III Ciclo de Palestras NUPESAM - Dia Mundial da Água

Quando:  dia 22 de março (2ª feira), a partir das 18h30h

Onde: Transmissão ao vivo pela Página do Nupesam no YouTube https://www.youtube.com/watch?v=2sJthXcBk7c

Inscrições e informações: https://www.even3.com.br/agua2021/

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
© Copyright 2022Portal A Crítica.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuído por