Publicidade
Amazônia
SUSTENTABILIDADE

Feira da Produção Familiar ganha edição no Park Vieiralves, no próximo dia 11

Artesanatos, verduras, frutas e hortaliças, livres de agrotóxicos, serão expostos diretamente pelos produtores, difundindo a produção sustentável 03/03/2017 às 14:36
Show agroufam 8
Produtores de pelo menos 12 municípios do Amazonas estarão no Park Vieiralves (Foto: Divulgação)
acritica.com* Manaus (AM)

A tradicional Feira da Produção Familiar (Agroufam) ganhou um novo espaço para exposição de produtos regionais oriundos da agricultura local. A partir do próximo sábado, 11, produtores de pelo menos 12 municípios do Amazonas estarão no Park Vieiralves, localizado na Rua Rio Madeira, 450A, bairro Nossa Senhora das Graças, Zona Centro-Sul de Manaus. 

Artesanatos, verduras, frutas e hortaliças, livres de agrotóxicos, serão expostos sem agentes de comercialização, ou seja, os próprios produtores manterão contato com os clientes para fazer as vendas, difundindo ainda mais a produção sustentável das comunidades ribeirinhas do Estado. 

Um dos organizadores da Agroufam, Ademar Vasconcelos, explica que será possível encontrar hortaliças, alguns tubérculos como cará, batata doce e produtos de fruticultura como melancias, banana e mamão produzidos de forma orgânica. 

“Embora nem todos os produtos sejam orgânicos, alguns são orgânicos. No geral, eles estão passando por um processo de transição agroecológico acompanhado pelo Núcleo de Socioeconomia da Universidade Federal do Amazonas (Nusec/Ufam). A ideia é incentivar ainda mais a produção orgânica”, ressalta. 

Nesta edição, participarão produtores de comunidades dos municípios de Iranduba, Careiro da Várzea, Maués, Rio Preto da Eva, artesãos do Igapó-Açu (na BR 319), Comunidade Maroága, em Presidente Figueiredo e também da região rural de Manaus. 

Artesanato 

Quem visitar a feira também poderá encontrar produtos artesanais de origem florestal, tendo como matéria-prima madeiras, cipós e sementes. Além disso, acontecerá uma exposição de grupos de populações tradicionais que realizam trabalhos de cestarias e outros tipos de artesanatos. A feira terá entrada gratuita, a partir das 6h, com um variado café da manhã. A previsão de término é às 13h. 

Agroufam

A feira Agroufam, lançada em 2014, é um projeto de organização social fruto do Programa Estratégico para Transferência de Tecnologias para o Setor Rural (ProRural), desenvolvido pelo Núcleo de Socioeconomia da Universidade Federal do Amazonas (Nusec). 

Tradicionalmente, acontece nas dependências da Ufam. Porém, a partir do próximo sábado, 11, o evento estará ainda mais perto dos consumidores, no espaço Park Vieiralves, na Zona Centro-Sul de Manaus.

Serviço

O quêFeira da Produção Familiar - Agroufam no Park Vieiralves

Quando: 11 de março (sábado)

Onde: Park Vieiralves, na Rua Rio Madeira, 450A, bairro Nossa Senhora das Graças

Hora: das 6h às 13h

Publicidade
Publicidade