Publicidade
Amazônia
Amazônia

Filhote de peixe-boi é resgatado no município de Autazes (AM)

O animal foi levado ao Inpa/MCT pelo biólogo com o apoio do Batalhão Ambiental e começará a integrar o “Projeto Peixe-Boi” do Inpa com a participação da Associação Amigos do Peixe-boi (Ampa) 05/03/2013 às 21:38
Show 1
Lili foi encaminhada ao Inpa
Camila Pereira Manaus (AM)

A pequena Lili, peixe-boi encontrado na comunidade Remanso em Autazes (município a 112 quilômetros de Manaus), foi resgatado pelo biólogo Halley Soares no último domingo (03), por volta das 16h. O filhote foi encaminhado ao Parque Robin C. Best do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCT) às 20h desta terça-feira (05).

O animal foi levado ao Inpa/MCT pelo biólogo com o apoio do Batalhão Ambiental e começará a integrar o “Projeto Peixe-Boi” do Inpa com a participação da Associação Amigos do Peixe-boi (Ampa). “Ela é recém-nascida, tem cerca de 80 centímetros e pesa aproximadamente 20 quilos”, informou o biólogo.

Após o resgate, ela recebeu os cuidados de Halley. “Ela estava sozinha e filhotes costumam sempre estar do lado da mãe, sem contar que naquela área é difícil ver um peixe-boi, o que chamou atenção. Pegamos uma canoa e colocamos em uma piscina e ficamos alimentando com leite na mamadeira”, contou.

Todo este carinho especial tem uma explicação. Este é o primeiro resgate que o biólogo realiza. O nome é uma homenagem a sua avó falecida há três anos. “Nunca havia me conectado tanto com uma vida assim. Valeu ser biólogo, por estas coisas”, disse emocionado.

Ampa

A Ampa é uma organização não governamental que surgiu da necessidade de promover atividades de proteção, conservação, pesquisa, manejo do peixe-boi e de outros mamíferos aquáticos existentes na Amazônia: lontra neotropical (Lontra longicaudis), ariranha (Pteronura brasiliensis), tucuxi (Sotalia fluviatilis) e boto-vermelho (Inia geoffrensis).

Publicidade
Publicidade