Publicidade
Amazônia
Amazônia

Filhote de peixe-boi resgatado em Coari (AM) chega ao Inpa

O filhote que recebeu o nome de Sol, está ferida na nadadeira direita e apresenta sinais de desidratação. 06/02/2013 às 21:37
Show 1
Um verdadeiro mutirão foi organizado para resgatar o peixe-boi
acritica.com Manaus (AM)

Um filhote de peixe-boi do sexo feminino, com aproximadamente cinco a seis meses de vida, medindo cerca de 90 centímetros, foi resgatado na última terça-feira (06), por técnicos da Secretaria de Meio Ambiente de Coari e conduzido, de avião, ao Instituto Nacional de Pesquisas na Amazônia (Inpa), em Manaus.

Ele está ferido na nadadeira direita, um pouco abaixo do peso e apresenta sinais de desidratação. “No geral, ele apresenta bom estado físico”, assegura Afrânio César, engenheiro da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo (Sematur). A mãe, provavelmente foi capturada e morta no rio Solimões, próximo à comunidade rural Amazonino Mendes, na região do baixo Solimões.

Um verdadeiro mutirão foi organizado pela secretária Regina Glória Cerdeira para resgatar o mamífero de aproximadamente 15 quilos. Depois de receber a informação de que um peixe-boi estava sendo mantido dentro de uma canoa alagada e sendo alimentado pela agricultora Maria Valdilene Souza e seus filhos, a operação resgate foi organizada e realizada com sucesso.

Depois de uma hora de viagem, em voadeira, até a comunidade, "Sol" (nome dado por ter sido capturada no rio Solimões) ganhou um tanque com 300 litros de água.

No avião, providenciado pela prefeitura local, Sol ganhou um colchonete com toalhas molhadas, leite na mamadeira e carinho de todos. O avião decolou, às 14h15 levando o animal acompanhado de uma técnica da Sematur, que fez a entrega aos pesquisadores do Inpa, na capital amazonense.

Publicidade
Publicidade