Domingo, 16 de Junho de 2019
Amazônia

Fumaça volta a encobrir Manaus nesta segunda (11); em dez dias, AM tem 108 focos de incêndio

Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a fumaça é oriunda de outros Estados da Região Norte, principalmente o Pará, onde nos primeiros dez dias deste ano já foram contabilizados 662 focos de incêndios florestais. O Amazonas conta com 108 focos, sendo apenas dois na capital



1.jpg Centro de Manaus, assim como toda a Zona Sul da capital, amanheceu sob a densa nuvem de fumaça
11/01/2016 às 11:50

Na manhã desta segunda-feira (11), Manaus amanheceu mais uma vez encoberta por uma densa nuvem de fumaça. A fumaça, possivelmente proveniente de incêndios florestais, foi percebida no Centro e em várias outras Zonas da capital, principalmente a Sul, Centro-Sul e Centro-Oeste.

A principal suspeita para o fenômeno continuam sendo as frequentes queimadas que atingem diariamente a região, principalmente os municípios do interior e de Estados vizinhos no Norte, que também sofrem com o ato criminoso.

Segundo o do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a fumaça que paira sobre a capital é oriunda de outros Estados, como o Pará, onde nos primeiros dez dias deste ano já foram contabilizados 662 focos de incêndios florestais. 

Ainda de acordo com dados do Inpe, nesses mesmos dez dias de 2016, o Amazonas registrou 108 focos, sendo que em Manaus esse número é apenas dois. Também foram registradas queimadas na região metropolitana - nos últimos dois dias foram 24 focos.

A Defesa Civil do Amazonas, que faz parte do Centro Integrado de Multiagências para o Combate às Queimadas no Amazonas (CIMAAM), atua no monitoramento dos focos de calor no intuito de evitar as queimadas, uma vez que o fenômeno El Nino ainda interfere no clima da região, podendo agravar a situação, explicou o órgão.

Já de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) a fumaça foi reportado pelos observadores dos aeroportos de Ponta Pelada e Eduardo Gomes, assim como na observação do próprio órgçao, realizada às 8h. Segundo as informações meteorológicas do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, houve fumaça entre as 9h e 10h. Já na base Aérea de Manaus (Ponta Pelada), houve fumaça entre as 8h e 10h.

A previsão para os próximos dias é de tempo estável, com céu parcialmente nublado e temperaturas altas, como nos últimos dias. Existe, ainda, a possibilidade de chuvas em áreas isoladas ao longo desta terça-feira (12).


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.