Publicidade
Amazônia
Amazônia

Funasa/AM apresenta novo projeto de esgotamento sanitário a Rio Preto da Eva

A reunião faz parte do projeto da Funasa de reavaliar o sistema de saneamento em todos os municípios do interior do Estado cujas obras foram finalizadas no período de 2009 a 2013 e também implantar o sistema nas cidades onde o serviço é inexistente 05/11/2013 às 12:01
Show 1
O município de Rio Preto da Eva é distante 80 quilômetros de Manaus
acritica.com* ---

O Superintendente Estadual da Funasa no Amazonas  (Suest/AM), Gedeão Amorim, e agentes da fundação apresentaram, ontem, o Relatório Técnico Preliminar (RTP) do novo Sistema de Esgotamento Sanitário do município de Rio Preto da Eva (a 85 quilômetros de Manaus). A reunião faz parte do projeto da Funasa de reavaliar o sistema de saneamento em todos os municípios do interior do Estado cujas obras foram finalizadas no período de 2009 a 2013 e também implantar o sistema nas cidades onde o serviço é inexistente.

Segundo Gedeão Amorim, o principal objetivo do encontro foi  promover a discussão e esclarecimentos sobre o projeto básico do sistema, além de coletar subsídios dos participantes para aperfeiçoar a proposta. “Nosso técnicos estudam os melhores processos para viabilizar o sistema de esgoto na cidade, mas são os próprios moradores, através de seus  representantes, que vão nos dizer se o modelo atende a necessidade do município”, disse.

O Superintendente Estadual lembrou que a Funasa tem como principal competência financiar e assessorar na implantação, ampliação e melhorias em sistemas de esgotamento sanitário nos municípios com população de até 50 mil habitantes. Rio Preto da Eva possui 28.999 habitantes, segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para 2013.

“Nossa vinda aqui têm a intenção de fomentar a implantação de sistemas de coleta, tratamento e destino final de esgotos sanitários, além de contribuir para o controle de doenças e outros agravos. Queremos contribuir para a redução da mortalidade provocada por doenças de veiculação hídrica e  o aumento da melhoria e expectativa de vida da população”, explicou Gedeão durante o encontro com moradores de Rio Preto da Eva.

Além do superintendente da fundação, participaram do encontro o prefeito de Rio Preto da Eva, Luiz Ricardo Moura Chagas,  a secretária de Saúde do município, Maria de Nazaré Damião,  a secretária de Educação da cidade,  Maria do Socorro, o secretário de Meio Ambiente,  Weiler Santiago; o secretário de Assistência Social, Anderson Brito, o secretário de Infraestrutura,  José Batista.

*Com informação de assessoria. 


Publicidade
Publicidade