Gerenciar Unidades de Conservação é desafio enorme, diz mestre em Direito Ambiental
Idelcleide Cordeiro, palestrante durante o Fórum de Direito Ambiental da Escola Superior de Magistratura do Amazonas, fez um panorama sobre o sistema nacional das UCs 28/07/2016 às 19:45 - Atualizado em 28/07/2016 às 19:53
No 3º dia do Fórum de Direito Ambiental da Escola Superior de Magistratura do Amazonas (Esmam), em Manaus, foram destaques no evento as palestras sobre o desafio de gerenciar Unidades de Conservação (UCs) e o resguardo do Patrimônio Cultural. O fórum encerrou hoje (28) na sede do Tribunal de Justiça do Amazonas, no Aleixo, Zona Centro-Sul.
Segundo o coordenador da Esmam, Paulo de Britto Feitoza, outros seminários dessa natureza serão realizados durante o segundo semestre. “O Judiciário está trabalhando em duas frentes do meio ambiente. A primeira é instituindo e orientando os tribunais a construírem núcleos sócio-ambientais voltados para a contenção e preservação do meio ambiente natural. A segunda linha desse projeto é a memória. Ou seja, de resguardar os processos que tenham um significado para a história, para a cultura e para o próprio direito”, destacou.
Além do magistrado, a mestre em Direito Ambiental, Idelcleide Cordeiro, falou sobre o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) e fez um panorama sobre a atual situação das Unidades de Conservação (UCs) no Brasil. “Gerenciar uma UC é um desafio enorme porque são áreas gigantescas e, muitas vezes, contamos apenas com um funcionário para dar conta de tudo. Apesar disso, essas áreas possuem um papel muito importante para garantir a biodiversidade do País”, afirmou ela.
A promotora de Justiça Vânia Marques Marinho também falou sobre crimes ambientais e, ao final, os jornalistas Gerson Severo Dantas, Elaíze Farias e Vandré Fonseca iniciaram um debate em uma mesa redonda sobre a cobertura jornalística de questões ambientais.
+ Amazônia
-
Estudo analisa abastecimento de água com sistemas de...
-
Caravana vai traçar perfil urbano de municípios da r...
-
Falta de energia elétrica atinge 2 milhões de pessoa...
-
Sema inicia discussão e planejamento para prevenção ...
-
Órgãos assinam acordo para acelerar regularização fu...
-
Instituto Mamirauá busca pesquisadores com bolsas at...
-
Edital da ONU seleciona aceleradoras de negócios de ...
-
Amazonas é o segundo maior produtor de abacaxi da re...
-
Bebidas de frutos amazônicos podem ser usadas para c...