Publicidade
Amazônia
Direito Ambiental

Gerenciar Unidades de Conservação é desafio enorme, diz mestre em Direito Ambiental

Idelcleide Cordeiro, palestrante durante o Fórum de Direito Ambiental da Escola Superior de Magistratura do Amazonas, fez um panorama sobre o sistema nacional das UCs 28/07/2016 às 19:45 - Atualizado em 28/07/2016 às 19:53
Show jjkjhjk
Estação Ecológica (Esec) Alto Maués possui uma área de 668.170 hectares
Kelly Melo Manaus (AM)

No 3º dia do Fórum de Direito Ambiental da Escola Superior de Magistratura do Amazonas (Esmam), em Manaus, foram destaques no evento as palestras sobre o desafio de gerenciar Unidades de Conservação (UCs) e o resguardo do Patrimônio Cultural. O fórum encerrou hoje (28) na sede do Tribunal de Justiça do Amazonas, no Aleixo, Zona Centro-Sul.

Segundo o coordenador da Esmam, Paulo de Britto Feitoza, outros seminários dessa natureza serão realizados durante o segundo semestre.  “O Judiciário está trabalhando em duas frentes do meio ambiente. A primeira é instituindo e orientando os tribunais a construírem núcleos sócio-ambientais voltados para a contenção e preservação do meio ambiente natural. A segunda linha desse projeto é a memória. Ou seja, de resguardar os processos que tenham um significado para a história, para a cultura e para o próprio direito”, destacou.

Além do magistrado, a mestre em Direito Ambiental, Idelcleide Cordeiro, falou sobre o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) e fez um panorama sobre a atual situação das Unidades de Conservação (UCs) no Brasil. “Gerenciar uma UC é um desafio enorme porque são áreas gigantescas e, muitas vezes, contamos apenas com um funcionário para dar conta de tudo. Apesar disso, essas áreas possuem um papel muito importante para garantir a biodiversidade do País”, afirmou ela.

A promotora de Justiça Vânia Marques Marinho também falou sobre crimes ambientais e, ao final, os jornalistas Gerson Severo Dantas, Elaíze Farias e Vandré Fonseca iniciaram um debate em uma mesa redonda sobre a cobertura jornalística de questões ambientais.

Publicidade
Publicidade