Quarta-feira, 13 de Novembro de 2019
PLANEJAMENTO

Governo discute política ambiental com lideranças de unidades de conservação

Representantes de 16 unidades de conservação participam de encontro promovido pela Fundação Amazonas Sustentável em parceria com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente



Encontro_de_Liderancas_2_-_Ricardo_Oliveira_BF23774B-805F-4F08-8440-56C4F3FB17C1.jpeg
30/05/2019 às 08:56

O Governo do Amazonas discutiu as políticas públicas estaduais com lideranças de 16 Unidades de Conservação (UC) Estaduais, durante o terceiro dia do XXII Encontro de Lideranças, promovido pela Fundação Amazonas Sustentável (FAS) em parceria com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema). O evento ocorre até a sexta-feira (31/05) na sede da FAS em Manaus.

De acordo com o secretário estadual de Meio Ambiente, Eduardo Taveira, a discussão promovida na quarta-feira (29/05) foi uma oportunidade de ouvir as demandas das comunidades, por meio de suas lideranças. “Não podemos definir políticas públicas sem ouvir quem é diretamente impactado por elas. Nossa equipe pôde escutar cada representante que está presente, saber cada desafio enfrentado por eles, e assim podemos pensar nas melhores estratégias para oferecer um serviço público mais eficiente”, explicou.



Na oportunidade, Taveira destacou também que as UCs estaduais são as áreas que registram menor índice de desmatamento em todo o estado. “Isso tudo é graças ao trabalho desenvolvido em parceria com os próprios comunitários, por isso eu reforço o trabalho e o desempenho dos Agentes Ambientais Voluntários e de todas as lideranças”, destacou o secretário.

Durante o evento, a equipe da Sema apresentou temas como Cadastro Ambiental Rural (CAR), manejo e concessão florestal nas UCs. Além disso, foi realizada uma oficina participativa para criação do Plano Estadual de Recursos Hídricos, ministrada pelo técnico da Sema, Ayub Borges, colhendo a contribuição dos moradores das UC para a definição da nova política estadual para o tema, ainda em elaboração.

Para a liderança da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Mamirauá, Alcione Meireles, a relação entre a secretaria e os comunitários é de extrema importância, pois permite parcerias em prol da conservação ambiental. “A Sema tem envolvido a comunidade, fazendo com que as pessoas conheçam o trabalho que a secretaria executa no interior do estado e o papel que ela tem para a gente. O relacionamento mudou, temos tido mais liberdade e voz ativa, temos uma porta aberta para falar as necessidades da população", afirmou.

Programação diversa 

O objetivo principal do Encontro de Lideranças é avaliar e aprimorar a estratégia e a metodologia de implementação do Programa Bolsa Floresta (PBF), uma iniciativa desenvolvida pela FAS em 16 Unidades de Conservação (UC) que recompensa e melhora a qualidade de vida de populações ribeirinhas que vivem em comunidades do estado e que contribuem para a conservação do meio ambiente. O PBF é mantido com recursos do Fundo Amazônia/BNDES, do Bradesco e da Coca-Cola, e recebe apoio do Governo do Amazonas, por meio da Sema.

O evento segue a programação com debates, palestras e capacitações específicas em diversos temas, como monitoramento ambiental, BR-319, resíduos sólidos, empreendedorismo ribeirinho, violência sexual, manejo florestal, recursos hídricos, microcrédito, bioeconomia, segurança pública e tráfico de drogas. Dentro da programação também acontece o Papo Sustentável, nesta quinta-feira (30/05), com o tema “Soluções para o acesso à água potável em comunidades ribeirinhas do Amazonas”.

 

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.