Terça-feira, 23 de Abril de 2019
publicidade
WhatsApp_Image_2019-01-22_at_18.36.48_EBADB071-0109-441F-A136-6500DE737BAF.jpeg
publicidade
publicidade

PARTICIPAÇÃO

Governo faz consulta pública para criação do Corredor Ecológico do Igarapé do Ipiranga

A área, que fica na zona Leste de Manaus, vem sofrendo pressão com a abertura de novos ramais e ampliação do desmatamento


23/01/2019 às 12:02

O Governo do Amazonas está em processo de criação do Corredor Ecológico do Igarapé do Ipiranga. Localizada na zona leste da capital, a área vem sofrendo pressão com a abertura de novos ramais e ampliação do desmatamento. No domingo (27/01), às 9h, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) realiza consulta pública para a criação do corredor, no Ramal do Ipiranga, 74b, Manaus. Equipes da pasta foram até o local, nesta segunda-feira (22/01), mobilizar moradores para a consulta pública.

A criação do corredor vem suprir demanda do Ministério Público Federal (MPF) quanto ao inquérito civil referente a impactos ambientais do Rodoanel de Manaus. Firmado por meio do Termo de Compromisso 005/2015, entre MPF, Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e Sema, o corredor busca fazer a conectividade da Reserva Ducke com demais fragmentos localizados nas adjacências do Anel Viário Leste.

“A ideia é promover o desenvolvimento sustentável, buscando parceiros para trabalhar ações sobre a necessidade da conservação ambiental para a manutenção do igarapé, para capacitações sobre alternativas de produção de baixo impacto ambiental, e promovendo a recomposição da vegetação e melhoria da disponibilidade hídrica no igarapé”, destacou o secretário estadual de Meio Ambiente, Eduardo Taveira.

A área proposta para a criação do Corredor Ecológico do Igarapé do Ipiranga confronta com o limite sul da Reserva Ducke, no bairro Distrito 2, zona leste de Manaus, e está a 7 km do limite leste da Área de Proteção Ambiental (APA) Sauim-de-Manaus e distante 14 km do Parque Municipal do Mindu. O local abriga diferentes espécies de animais, como o sauim-de-coleira (Saguinus bicolor), primata símbolo de Manaus, ameaçado de extinção, conforme estudos realizados pelo Inpa na Reserva Florestal Adolpho Ducke.

O relatório de criação do Corredor Ecológico do Igarapé do Ipiranga e outros documentos referentes à área estão disponíveis no site da Sema: http://meioambiente.am.gov.br/corredores/.

publicidade
publicidade
Governo anuncia centro multifuncional em Tefé e discute regras para RDS Anamã
Planejamento para manejo de pirarucu na RDS Cujubim é iniciado pela Sema
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

publicidade
publicidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.