Quarta-feira, 20 de Novembro de 2019
ESTUDOS

Governo faz monitoramento da biodiversidade na Resex do Rio Gregório

As aves e mamíferos foram monitorados durante 10 dias em uma trilha de 5km. Já o acompanhamento das borboletas foi feito durante sete dias em 16 armadilhas; entenda a importância do trabalho



WhatsApp_Image_2019-05-28_at_09.57.49_B849EFAB-AE5B-4298-BC47-5F862F892C67.jpeg
28/05/2019 às 11:06

Ao longo de todo o mês de maio, a Reserva Extrativista (Resex) do Rio Gregório, localizada no município de Eirunepé (distante 1.160 quilômetros de Manaus), recebeu ação de monitoramento da biodiversidade. A atividade foi realizada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), com o apoio do Programa Nacional de Monitoramento da Biodiversidade (Monitora) e de moradores da Unidade de Conservação (UC).

A atividade foi dividida em dois momentos: capacitação de comunitários e o processo de monitoramento. De acordo com o técnico da Sema, Jefferson Moreira, o monitoramento tem grande importância sobre o uso dos recursos naturais da UC e também para verificar a efetividade da mesma.



“É por meio do monitoramento que verificamos a presença de espécies de mamíferos e aves que podem comprovar o equilíbrio ambiental do território. Monitoramos também as borboletas, que mostram as alterações que podem ocorrer no ambiente de maneira mais direta”, explicou Moreira.

As aves e mamíferos foram monitorados durante 10 dias em uma trilha de 5 quilômetros. Já o acompanhamento das borboletas foi feito durante sete dias em 16 armadilhas dispostas em quatro baterias, divididas entre os mesmos 5 quilômetros de trilha.

O monitoramento é realizado pelos próprios comunitários, que recebem a capacitação pelos técnicos da Sema antes de ir a campo. Ao longo do ano, são acompanhadas duas trilhas de 5 quilômetros. A segunda deverá ser monitorada no segundo semestre deste ano, devido à dificuldade logística para acessá-la neste período.

Para o gestor da Resex pela Sema, Walben Junior, a atividade é importante por envolver moradores. “Temos Agentes Ambientais Voluntários e outros moradores participando desta atividade. Com isso, eles percebem a importância da biodiversidade como indicativos nas atividades de conservação realizadas dentro da reserva”, destacou.
 

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.