Publicidade
Amazônia
ESTUDOS

Importância da perícia ambiental é discutida em workshop na Universidade Federal do AM

O 1º Workshop de Ciências Forenses do Estado tem como intuito despertar o interesse dos jovens pela ciência e sensibilizar a sociedade civil sobre a relevância do trabalho desse tipo de perícia 27/06/2017 às 20:01
Show ambiental
‘Case’ da ocupação irregular Cidade das Luzes será apresentado no evento. Foto: Antônio Lima - 24/nov/2015
acritica.com Manaus (AM)

A importância da perícia ambiental será discutida, nesta quarta-feira (28), no 1º Workshop de Ciências Forenses do Estado, que será realizado na Universidade Federal do Amazonas (Ufam).  O trabalho é essencial para criminalizar e elucidar crimes no Estado, afirma o delegado  Samir Freire, da Delegacia Especializada em Meio Ambiente (Dema). 

Segundo Karime Rita de Souza Bentes, doutora em química e organizadora do evento, o workshop  tem como intuito despertar o interesse dos jovens pela ciência e sensibilizar a sociedade civil sobre a relevância do trabalho desse tipo de perícia.

“Nós trabalhamos essas informações como forma de trazer o jovem para o nosso lado e como forma de sensibilizar a população para a importância do trabalho da perícia. Vamos abordar apenas a temática do meio ambiente e vamos tratar várias nuances sobre crimes ambientais”, afirmou Karime Bentes.

Ao longo do dia, serão ministradas sete palestras com estudos de casos sobre crimes ambientais na cidade de Manaus. Um dos exemplos, segundo a coordenadora do evento, será o desmatamento na invasão Cidades das Luzes. “Os palestrantes abordarão temas importantes sobre crimes envolvendo áreas degradadas,  fauna e a relação sócio ambiental com a violência nos crimes ambientais aqui na nossa cidade principalmente envolvendo as invasões”, disse.

Durante o evento, haverá exposição de equipamentos utilizados pela perícia no Amazonas, além de projetos que são desenvolvidos na Universidade Federal do Amazonas (Ufam) relacionados à perícia criminal.

O evento é gratuito, aberto ao público e será realizado a partir das 8h de hoje no Centro de Ciências do Ambiente (CCA), localizado no setor Sul do campus da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). As inscrições podem ser realizadas pelo e-mail kbentes@gmail.com ou no local do evento antes da abertura do workshop.

Para a estudante  Pamela Pereira Nunes, 26, do de mestrado em Ciências e Matemática, a temática que será abordada ao longo do evento é importante porque mostra para a sociedade o trabalho desenvolvido pelos peritos e sua contribuição na elucidação de crimes na capital amazonense.

Atuação dos peritos

O delegado Samir Freire afirmou que a perícia ambiental tem ajudado a  responsabilizar infratores. Freire contou que os peritos atuam em locais que foram alvo de desmatamento, poluição sonora ou atmosférica e poluição de rios e igarapés no Estado.  

Publicidade
Publicidade