Quinta-feira, 25 de Abril de 2019
publicidade
inpa_agora_dois.JPG
(Foto: Arquivo AC)
publicidade
publicidade

INVESTIMENTOS

Inpa debate propriedade intelectual, inovação e transferência de tecnologia

Também serão abordadas a Lei do Bem e a Lei da Informática, que cria a concessão de incentivos fiscais às pessoas jurídicas que realizarem pesquisa e desenvolvimento


07/06/2018 às 09:40

Com a proposta de abordar as interações entre quem faz ciência e quem capta os resultados obtidos pelas pesquisas para transformar em novos investimentos no país, acontece nesta quinta (7) e sexta-feira (8) em Manaus a 1ª Conferência Internacional sobre Processos Inovativos na Amazônia: Interfaces entre ICT, empresários e investidores. O evento é realizado no Auditório da Ciência do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC).

O evento é promovido e organizado pelo Arranjo do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Amazônia Ocidental (Amoci). Com sede no Inpa, o Amoci é composto por 23 Instituições Científicas e Tecnológicas (ICT) distribuídas no Amazonas, Acre, Roraima e Rondônia.

“Nosso objetivo com a Conferência é capacitar os integrantes do Arranjo na cultura e na prática da propriedade intelectual, transferência de tecnologias, empreendedorismo e inovação no âmbito das instituições públicas e privadas de ensino e pesquisa da Amazônia”, disse a coordenadora do Arranjo Amoci, a economista com mestrado em propriedade intelectual e inovação Noélia Falcão, que também é coordenadora de Extensão Tecnológica e Inovação do Inpa.

O evento é gratuito e será realizado em horário integral. Também haverá a entrega de certificado aos participantes. As inscrições podem ser feitas no link: goo.gl/nZ7y34. A Conferência contará com a presença dopresidente do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi), Dr. Luiz Otávio Pimentel, que fará a palestra magna, no dia 7 de junho, às 9h,com o tema “Panorama do uso de instrumentos de Propriedade Industrial para fomentar a inovação no Brasil”.

De acordo com a programação, nas palestras e painéis serão apresentados diversos temas, dentre eles as ferramentas para atuação dos Núcleos de Inovação Tecnológica: as novidades do Novo Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação - regulamentado em fevereiro deste ano (Dr. Gesil Amarante do FORTEC) e a Plataforma SisGen, obrigatória para o pedido de proteção junto ao INPI, de tecnologias advindas de pesquisas com acesso ao patrimônio genético e ao Conhecimento Tradicional Associado.

Também serão abordadas a Lei do Bem e a Lei da Informática, que cria a concessão de incentivos fiscais às pessoas jurídicas que realizarem pesquisa e desenvolvimento para a inovação tecnológica. No dia 08 de junho, segundo e último dia do evento, um painel irá apresentar uma ampla abordagem sobre propriedade intelectual e transferência de tecnologiacom a presença do Dr. Xiangdong Chen, daBeihang University em Pequim (China).

publicidade

Outros convidados de renomes regionais e nacionais, como o Dr. Araken Alves de Lima, chefe da Seção de Difusão Regional do Inpi em Santa Catarina, e a MSc. Noélia Falcão/ Inpa debaterão sobre a interação entre as universidades e as empresas, visando a transformação do que é desenvolvido pelos pesquisadores em produtos com potencial de mercado.

A titular da Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento (Semtrad), Ananda Carvalho, uma das palestrantes, irá falar sobre as práticas consideradas inovadoras parastartups,de acordo com as novidades que surgiram recentemente no Vale do Silício.

O Gerente Sênior de P&D da Linx, Mauro Herrera, irá falar sobre o caso de sucesso dastartup amazonense Neemu,referência nacional no desenvolvimento de tecnologias de busca e recomendação de produtos em plataformas dee-Commerce, adquirida pela empresa de tecnologia para a gestão de varejo Linx, em 2015, por R$ 50 milhões.

Os Arranjos de Núcleos de Inovação Tecnológica (NIT) foram criados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) para “operar em forma de rede colaborativa, e otimizar e compartilhar recursos, disseminar boas práticas de gestão da inovação e de proteção à propriedade intelectual e transferência de tecnologia”.

Serviço

O que: 1ª Conferência Internacional sobre Processos Inovativos na Amazônia: Interfaces entre ICT, empresários e investidores
Quando: 7 e 8 de junho de 2018
Onde: Auditório do Bosque da Ciência/Inpa, entrada pela Av. André Araújo, 2936 - Aleixo.

*Com informações de assessoria de imprensa

publicidade
publicidade
Dois filhotes de peixe-boi encontrados em Parintins são levados ao Inpa
Cheia do Rio Negro causará problemas em Manaus em 2019, alerta pesquisador do Inpa
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

publicidade
publicidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.