Publicidade
Amazônia
Amazônia

Inpa lança a ‘Cartilha da piscicultura’

O instituto lançou uma publicação sobre criação de peixes direcionada a estudantes, produtores rurais e técnicos 31/05/2015 às 16:55
Show 1
Com o lançamento da cartilha ‘Criação de Peixes no Amazonas’, o Inpa e a UniNiltonLins pretendem facilitar o acesso de pescadores do AM a novas técnicas
acritica.com Manaus, AM

Com o objetivo de fornecer noções básicas para que um produtor possa iniciar e manter a atividade de piscicultura na região, o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e a Universidade Nilton Lins (Uninilton Lins) produziram a cartilha “Criação de Peixes no Amazonas”. O lançamento da obra ocorreu às 16h do dia 27, no Auditório do Bosque da Ciência, situado na rua Otávio Cabral, no bairro Petrópolis, Zona Sul.

A cartilha é direcionada a estudantes do ensino médio-técnico, graduandos, pós-graduandos, produtores, técnicos e demais interessados na área. A obra foi financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), por meio do Programa de Apoio a Publicações Científicas (Biblos).

A coordenação da publicação foi da pesquisadora do Inpa, Elizabeth Gusmão Affonso, juntamente com o professor da Uninilton Lins Eduardo Akifumi Ono e Marcio Quara de Carvalho Santos, do Instituto Federal de educação, Ciência e Tecnologia (Ifam) - Campus Coari. Após o lançamento, a obra estará à venda aos interessados ao preço de R$ 15.

“Esperamos que esta pequena contribuição para a sociedade amazonense possa estimular o interesse sobre essa prática de produção agropecuária, assim como contribuir com o avanço da piscicultura no Amazonas”, diz Gusmão.

Estudos

A obra é fruto da disciplina Extensão em Aquicultura, ministrada no Programa de Pós-Graduação em Aquicultura da UniniltonLins em ampla associação com o Inpa. Aborda vários temas sobre piscicultura, levando em consideração as especificidades do Estado, como o clima, o solo, a água e as espécies de peixes nativas da região, como o tambaqui (Colossoma macropomum) e o matrinxã (Brycon amazonicus).

“Dessa forma, entendemos que o produtor que vive na região terá um melhor entendimento para associar as orientações apresentadas na cartilha com a realidade local”, diz a pesquisadora.

Outros títulos

O Programa de Apoio a Publicações Científicas já lançou outras publicações, como a cartilha “Piscicultura Familiar no Amazonas”. A publicação está disponível para download por meio do site do Inpa, o www.inpa.am.gov.br.

Pós-Graduação

O objetivo do Programa de Pós-Graduação em Aquicultura é formar competências acadêmicas e profissionais em assuntos relacionados com os problemas da biologia, específicos de ambientes de cultivo de organismos aquáticos, capacitando os profissionais.

*Atualizada no dia 28 de maio de 2015

Publicidade
Publicidade