Segunda-feira, 22 de Julho de 2019
Amazônia

Inpa realiza sexta edição do Circuito de Ciência neste sábado (31)

O evento, que acontece geralmente todo final de mês, é realizado no Bosque da Ciência do Inpa, localizado na Rua Otávio Cabral, Bairro Petrópolis, Zona Centro Sul de Manaus (AM)



1.jpg O Bosque da Ciência receberá cerca de 300 estudantes de escolas municipais
29/08/2013 às 12:46

O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) realizará neste sábado (31), à partir das 8h, a sexta edição de 2013 do Projeto Circuito da Ciência. O Bosque da Ciência receberá cerca de 300 estudantes das escolas municipais Roberto da Silva Peixoto (bairro Nossa Senhora de Fátima) e Sen. Álvaro Botelho Maia (bairro Cidade de Deus); e das escolas estaduais Cid Cabral da Silva (bairro Cidade Nova) e Arthur Araújo (bairro Nossa Senhora das Graças), todas de Manaus (AM).

O evento, que acontece todo final do mês, tem a missão de levar o conhecimento científico para as comunidades por meio de oficinas, jogos educativos e exposições científicas, visando a popularização da ciência.

De acordo com o coordenador do Bosque da Ciência e também do evento, Jorge Lobato, durante os 14 anos do Circuito foram realizadas 135 edições, envolvendo cerca de 180 escolas municipais e estaduais, num total aproximado de 50 mil pessoas entre crianças e jovens. "As conquistas da atividade devem ser consideradas devido ao apoio institucional e, principalmente, de várias pessoas envolvidas voluntariamente na causa. Diante dos resultados positivos, pode-se dizer que o sucesso do projeto se deve às instituições e empresas que apóiam as atividades e que estão preocupadas com a responsabilidade social e, consequentemente, com a preservação do meio ambiente na Amazônia”, enfatiza.

Programação
Na sexta edição as boas-vindas serão realizadas no Auditório da Ciência (localizado no Bosque da Ciência, Campus I do Inpa), seguidas pelo circuito de atividades sócioambientais que incluem oficinas educativas e exposições, como: Malária e Dengue; Leishmaniose; Invertebrados Terrestres Vivos e Fungos do Solo; Abelhas das Orquídeas; Insetos Aquáticos; Jogos Educativos do Laboratório de Psicologia e Educação Ambiental (Lapsea/Inpa); Herbário e Carpoteca – A Floresta em uma Biblioteca; Recursos Hídricos; Saúde Bucal (UEA-UFAM); Clube de Ciências (UFAM); Sala de Ciências (SESC); Gestão de Resíduos (MOTO HONDA); Com Posição Certa (UNINILTONLINS); Com Postura (FAMETRO); Exposição de Produtos Reaproveitáveis e Jogos Ambientais (SEMMAS); Coleta Seletiva (SEMULSP); Manaus Ambiental; Grupo Suçuarana ONG (Noções de Resgate na Selva); Projeto: Despertando a Consciência (UNINORTE); Pirogravuras em Papel Reciclado; Grupo de Escoteiro Amazonas; e Projeto Ciência na Escola: “Caracterização da temperatura relativa do ar na Zona Leste de Manaus, Amazonas” – CEMEJA Profº Samuel Isaac Benchimol.

No intervalo das atividades os estudantes receberão orientações sobre cuidados com o meio ambiente durante caminhada nas trilhas e lanche.


*Com informações da assessoria do Inpa/MCTI

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.